15/03/2011

Proposta para a 6ª Leitura Conjunta do Blogue

O blogue dá início à proposta para a sexta leitura conjunta!
Desta vez, quem escolheu o livro foi a nossa visitante Isabel e a proposta foi "A Identidade" de Milan Kundera.
Quem quiser acompanhar/participar na leitura conjunta, já sabe, é só ler o livro e comentar connosco, na 3ª semana de Abril, na zona apropriada para os comentários (como tem sido costume).
Um romance sobre as vicissitudes das relações amorosas, por um dos grandes escritores do século XX.
.
Sinopse:
Chantal e Jean-Marc vivem juntos em Paris, e amam-se tanto que por vezes parecem confundir-se. Há situações em que, por um instante, nenhum dos dois se reconhece, em que a identidade do outro se dissolve e em que, por tabela, cada um duvida da sua própria identidade.Todo aquele que ama, todo aquele que faz parte de um casal, já alguma vez experimentou essa sensação, porque o que mais teme no mundo quem ama é «perder de vista» o ser amado. Pouco a pouco, é isso que acontece a Chantal e Jean-Marc. Mas em que instante, diante de que gesto, em que circunstância precisa começa esse processo aterrador? É nesse momento de pânico que Kundera agarra o leitor, obrigado a mergulhar no labirinto que o próprio casal percorre e a cruzar, como ele, a fronteira entre o real e o irreal, entre o que ocorre no mundo exterior e o que, solitariamente, elabora uma mente dominada pela insegurança.
.
Sobre o autor:
Escritor de origem checa, nascido em 1929, naturalizado francês em 1981. Os seus romances, novelas e peças de teatro apresentam-se como variações sobre o tema da solidão do indivíduo face às forças da História. Publicou La Plaisanterie (A Brincadeira, 1967), La vie est ailleurs (A Vida Não é Daqui, 1973), La Valse aux adieux (A Valsa do Adeus, 1976), L'Art du roman (A Arte do Romance, 1986), l'Insoutenable Légèreté de l'être (A Insustentável Leveza do Ser, 1987), romance que foi adaptado ao cinema, e L'Immortalité (A Imortalidade, 1990). Pela totalidade da sua obra, foi galardoado em 1981 com o prémio norte-americano "Common Wealth Award" e em 1985 recebeu o Prémio Jerusalém.
.
Boas leituras ;)

3 comentários:

Unknown disse...

Estou com bastante curiosidade em relação a este livro :)
Paula

Anónimo disse...

Já comecei a ler.
Isabel

Paula disse...

O meu já está separadinho para mim na Bertrand, só falta passar lá :)