22/07/2011

Alguns destaques deste mês...

O Coração de Murano
Autoria: Marina Fiorato
N.º Páginas: 288
Editora: Porto Editora
Sinopse: Um segredo sombrio. Um coração de cristal. Um amor que resistiu ao tempo.
Veneza, 1681. O fabrico do vidro de cristal representa um inestimável monopólio para a República e os espelhos venezianos são considerados mais valiosos do que o ouro. Sob a vigilância atenta do Conselho dos Dez, os sopradores de vidro de Murano vivem praticamente aprisionados na pequena ilha, onde os segredos do seu ofício são guardados a sete chaves. Mas o maior dos artífices, Corradino Manin, ver-se-á forçado a revelar os seus métodos e a vender a alma a Luís XVI, o Rei Sol, para proteger a sua filha ilegítima.
Quase quatro séculos depois, Lenora Manin deixa para trás um passado infeliz em Londres para iniciar uma nova vida como sopradora de vidro em Veneza. Será na cidade mágica dos canais que encontrará o amor e a possibilidade de refazer a sua vida. No entanto, à medida que os segredos da traição do seu antepassado vão sendo desvendados, Lenora verá o seu próprio destino interligado com o de Corradino.
Entre dois tempos, o período renascentista e a actualidade, O Coração de Murano é um romance inesquecível que decorre na mais bela cidade do mundo.
.
Pecado Eterno
Autoria: Day Hooper
N.º Páginas: 303
Editora: Casa das Letras

Sinopse: Tessa Gray parecia a vítima perfeita, jovem, vulnerável e atraente,. E foi por isso que Noah Bishop, da Unidade de Crimes Especiais do FBI, a recrutou para que representasse o papel de uma viúva enlutada. Como pretensa proprietária de terrenos cobiçados pela Igreja do Pecado Eterno, seria um isco irresistível para o carismático e isolado reverendo Samuel.
O seu complexo fortificado, nas montanhas perto de Grace, na Carolina do Norte, foi a última morada conhecida de duas mulheres assassinadas sem que a ciência pudesse explicar como. Apesar de não ser de forma alguma tão ingénua ou vulnerável como aparenta, Tessa sabe que tem muito a aprender sobre o seu dom. Também sabe que Bishop e a UCE têm de estar desesperados para confiarem numa agente com poderes psíquicos e pouca experiência numa operação tão perigosa.
E, de facto, estão desesperados. Pois o assassino que perseguem é o mais aterrador com que alguma vez se depararam e abala até os agentes mais calejados: um líder de culto megalómano e impiedoso capaz de usar as armas, talentos e tácticas dos agentes contra eles. Ao entrar no complexo bem protegido do culto, Tessa estará a expor-se ao magnetismo sombrio de um psicopata dedicado a uma cruzada de terror que não poupa quaisquer vítimas, nem sequer as mais jovens. E Samuel resguarda-se numa congregação fanaticamente leal, cujos membros ocupam surpreendentes posições de poder no seio da comunidade.

L.A. Confidencial
Colecção: O Fio da Navalha
Nº na Colecção: 111
Editora: Editorial Presença
Nº de Edição: 2ª
ISBN: 978-972-23-4568-2
Nº de Páginas: 564
Dimensões: 150x230mm
Peso: 633g

Sinopse: Los Angeles nos anos 50: o glamour, as festas fabulosas e a agitação nocturna escondem um submundo dominado por corrupção, crime organizado, tráfico de droga, violência e sexo. Quando o café Mocho da Noite se torna palco de um homicídio em massa, três polícias vêem-se enredados numa teia da qual poderão não sair vivos. À medida que o pesadelo se adensa, a sua lealdade e coragem será testada até ao limite, num romance que conheceu em 1997 uma versão cinematográfica e que é considerado por muitos a obra-prima de James Ellroy.

O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 508
Editora: Editorial Presença
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4567-5
Nº de Páginas: 184
Dimensões: 150x230mm
Peso: 229g

Sinopse: Este romance conta a história de Esme Lennox, uma mulher que, nos anos de 1930, chega da Índia onde nascera, com os pais e a irmã mais velha Kitty. Sessenta anos mais tarde, Iris Lockart é surpreendida por um telefonema a anunciar-lhe que a sua tia-avó terá de deixar o hospital onde viveu durante três décadas, e o nome que consta no seu processo, como responsável por ela, é justamente o seu. Iris sempre acreditou que Kitty, a sua avó, era filha única. E esse é um facto misterioso e inexplicável. Um romance intenso e complexo, escrito com extrema delicadeza, que combina diferentes vozes narrativas num magnífico thriller psicológico.

Sangue Gelado
Autoria: Claudia Gray
N.º Páginas: 304
Editora: Planeta

Sinopse: Academia Evernight: um colégio interno exclusivo para os estudantes mais belos e perigosos do mundo - vampiros. A Bianca, filha de vampiros, sempre foi dito que o seu destino seria tornar-se um deles. Mas apaixonou-se por Lucas, um caçador de vampiros empenhado em destruir a sua espécie. Foram forçados a separar-se quando a verdadeira identidade dele foi revelada, o que o obrigou a fugir da escola. Apesar de estarem afastados, Bianca e Lucas não desistem um do outro. Ela arriscará tudo para poder vê-lo outra vez, mesmo que isso implique enfrentar os caçadores de vampiros da Cruz Negra - ou enganar os poderosos vampiros da Academia Evernight. Os segredos de Bianca vão obrigá-la a viver na mentira. No entanto, não é a única com segredos. Quando Evernight é atacada por uma força maléfica que parece querer atingi-la, Bianca descobre que a verdade que julgava conhecer é apenas o início...

O Intruso
Autor: William Faulkner
Chancela: Bertrand Editora
Género: Ficção
Tradução: M. J. Fernandes
Nº de páginas: 232

«Era meio-dia desse domingo quando o xerife chegou à cadeia com Lucas Beauchamp, embora toda a cidade (para não dizer todo o condado) soubesse já desde a noite anterior que Lucas matara um homem branco.»

Prémio Nobel da Literatura em 1949, vencedor de dois National Book Award e dois prémios Pulitzer.
Passado numa cidade sulista da América, O Intruso aborda os preconceitos raciais, partindo de uma situação em que um negro que se recusa a adoptar uma atitude tipicamente servil é acusado de matar um branco. Ajudado pelo seu advogado Gavin Stevens, personagem recorrente nas obras do autor, vai travar uma longa batalha pela justiça.
O livro foi adaptado ao cinema por Clarence Brown, em 1949.

Quando os Lobos Uivam
Autor: Aquilino Ribeiro
Chancela: Bertrand Editora
Colecção: Obras de Aquilino Ribeiro
Género: Grandes Romances
Nº de páginas: 248

Serra dos Milhafres, finais dos anos 40, o Estado Novo resolve impor aos beirões uma nova lei: Os terrenos baldios que sempre tinham sido utilizados para bem comunitário e onde essa comunidade retirava parte vital do seu sustento, seriam agora “expropriados” e utilizados para plantar pinheiros. Emerge um clima de medo nas pessoas e é esse clima que Manuel Louvadeus, que havia emigrado para o Brasil anos antes, vem encontrar quando regressa à aldeia.
Agora um Homem vivido e culto, Manuel tem uma visão e um sentido de justiça que rapidamente o fazem cair nas boas graças do povo. Toma então parte da sua gente, homens honestos e humildes que trabalham de sol a sol mas que não deixam de viver em condições miseráveis. A revolta acaba por suceder e tudo acaba numa caçada aos homens por parte da polícia que leva muitos deles à prisão acusados de serem instigadores e cérebros da revolta. O Estado mostra então todo o seu esplendoroso poder. Aqui representada está a saga dos beirões na defesa dos terrenos baldios perante a ditadura do Estado Novo.

«Manuel Louvadeus dum galão subiu os degraus. Em cima, no patamar, topou a porta fechada e deteve-se, quando ia para bater, como quem toma fôlego. Com a breca, achava tudo tal e qual! Os dez anos de ausência apagaram-se como um sopro perante a obsessiva eternidade que se lhe oferecia ao lance de olhos. (…) Que distância, anos e anos que correram na levada do tempo, e as coisas conservarem-se ali iguaizinhas, estáticas, teimosas no seu ar de encantamento! Talvez mais velhas… Sim, mais velhas, ferradas mais fundo pelos dentes da morte e a despenhar-se na voragem como as telhas do beiral. E haviam, porventura, de resistir aos vaivéns mais que o coirão dum homem, entretanto que se fartava de dar tombo por esses mundos de Cristo?!»

2 comentários:

Luís Miguel disse...

Grande desilusão com "A Fábula" de William Faulkner, ainda não ultrapassada. Se calhar comecei pela sua obra mais inacessível...

isa disse...

o primeiro livro deixou-me muito curiosa :) um dos livros a comprar!