08/09/2011

o que a literatura já fez por ti?


Passo a explicar, já alguma vez após ler um livro tiveram aquele impulso de fazer algo descrito nessa narrativa? Eu já e a última foi uma galinha frita de fazer inveja à própria Minny (As Serviçais de Kathryn Stockett).

E vocês já alguma vez foram atingidos por tamanha avidez?

imagem retirada daqui

7 comentários:

Paula disse...

ahahahah
Boa Ângelo, ADOREI o post :D
Deixa pensar...
Acho que não em relação à comida, mas em relação aos locais, já é diferente.
Fiquei desejosa de conhecer Viena de Austria devido ao livro "O Canto do Anjo" e também não morro sem ir à Russia de Tostoi :D
Parabéns pela criatividade :D

Miri* disse...

Muito boa ideia este Post :D
Por comida também nunca tive nenhum ataque súbito mas por exemplo quando li os Maias a Primeira vez - À 50 vezes atrás - tive que passear por sintra seguindo alguns passos do livro.
Além desse, Carlos Ruiz Zafón em "A sombra do Vento" e em "Marina" fez-me ter vontade de voltar a Barcelona e conhece-la de uma maneira mais profunda. Pode ser que o Cemitério dos Livros Esquecidos não seja só imaginação e eu tropece na entrada ;) é uma viagem programada para breve :)

Ângelo Marques disse...

Paula e Miri*,
A galinha frita foi uma refeição inspirada pela Minny ;)
Mas cidades também gostava de visitar por influência das leituras, Paris de Vitor Hugo e Comala de Juan Rulfo fazem me o mesmo que a galinha... água na boca :D

Isabel disse...

Gostei deste post.
É engraçado.
Já me deixei influenciar pelos livros: vontade de visitar locais, vontade de ter algumas qualidades das personagens...( de influências gastronómicas não me lembro...).
Um abraço

Unknown disse...

Excelente pergunta
acho que muitos livros me deram vontade de fazer muita coisa, mas que me lembre, nunca concretizei nada.
Alguns exemplos, assim ao correr da memória:
- A Boda do Poeta, do Skarmeta, deu-me vontade de comprar uma bicicleta.
- Quando li "Cosmos", de Carl Sagan, com os meus 15 ou 16 anos quis ser astronauta
- Sempre que leio Luís Sepúlveda apetece-me emigrar para a Amazónia.
- Quando li A Saga de um Pensador, de A. Cury senti uma vontade irresistível de me transformar noutra pessoa; de virar tudo de pernas para o ar. Receio as consequências de uma segunda leitura :)

Luís Miguel disse...

Agora que penso nisso, como comecei a gostar de ler com Agatha Christie, fiquei a admirar os arqueólogos e sempre tive vontade de visitar as pirâmides do Egipto!

ACN disse...

Certos livros influenciaram-me a viver a vida de acordo com um certo personagem, ou consoante uma determinada filosofia.

Normalmente desejo sentir a acção das histórias em primeira pessoa, assim como conhecer certos locais, ou viver de certa forma.

Abraço