09/03/2012

José Mário Silva entrevista para blogtailors

Entrevista interessante de José Mário Silva ao blogtailors ver tudo aqui.

Excerto:
É possível ser-se 100% isento na crítica literária?
Não creio que se possa ser 100% isento em nenhuma atividade humana. O quadro de referências do crítico condiciona muito a forma como este analisa as virtudes e defeitos de um livro. No momento em que escreve sobre uma determinada obra, está sempre a fazê-lo no cimo da montanha de livros que leu para trás. E essas leituras anteriores moldaram a sua perspetiva sobre as coisas, o seu gosto, o seu olhar. Prefiro um crítico que expresse opiniões fortes, com as quais eventualmente eu não concorde, mas que obedecem a uma argumentação sólida e coerente com a respetiva mundividência, às meias-tintas de quem não se quer comprometer.

Já alguma vez um autor lhe deixou de falar na sequência de uma crítica literária?
Sim. São os ossos do ofício. Até já houve um que teve vontade de me atropelar.

Mais muito mais aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Muito interessante a entrevista.
Leio por prazer apenas, que a minha profissão não está ligada às letras (ou pelo menos não está ligada a letras “não- técnicas”) e sinto muitas vezes a falta de ler (boas) criticas que me ajudem a escolher a próxima leitura. Acho que não é só a mim que isto acontece e daí o sucesso dos blogs temáticos. O problema é que, sem lhes tirar o mérito, estes são escritos de uma forma muito pessoal e pouco fundamentada (por mim falo). E raras são as vezes em que conheço livros novos, diferentes. A blogosfera é bastante comercial. Plataformas como o Goodreads vieram dar uma nova perspectiva e num instante se te acesso às opiniões de pessoas de todo o mundo. Mas aqui continuamos com opiniões estritamente pessoais. Não tenho nada contra opiniões pessoais e considero-as, muitas vezes, mais verdadeiras e reais dos que as de alguns críticos. Mas sinto a falta de ouvir a opinião de quem sabe mais do que eu, de quem tem a obrigação de saber mais, de olhar para a forma, para a escrita, de as analisar e compreender em vez de fazer o que eu faço, que é, na maioria das vezes, sentir os livros.
Boas leituras

Ângelo Marques disse...

Olá Patrícia,
E é somente isso que interessa o teu sentir os livros, acredito que alguns críticos também o sintam mas muitas vezes ficam aprisionados no seu profissionalismo (também têm de comer ;) e agradar).
As opiniões serão sempre pessoais podem ou não ser verdadeiras, gosto de ver os dois lados (amador e profissional) muitas vezes divergentes, muitas vezes incompreensíveis mas desde que sejam verdadeiros...
Olha que anda por ai muito "amador" que lê mais que muitos "profissionais".
um abraço