16/04/2012

"Lotaria" de Patricia Wood

"Lotaria" de Patricia Wood
Opinião:
Lotaria é uma história extraordinária, fabulosa, magnifica de amor e amizade, comovente, sobre um ser humano com uma generosidade sem precedentes, que nos dá uma lição de vida com ensinamentos sem limites, um livro cheio de sentimentos. Adorei ler este livro e estive praticamente o tempo todo enquanto lia com um sorriso na cara.
A personagem principal chama-se Perry L. Crandall, tem um QI de 76, mais 1 valor acima dos 75 para não ser considerado "deficiente mental", mas antes "lento" como lhe diz a avó uma mulher extraordinária, que o criou com todo o seu amor e saber, e que conseguiu inculcar-lhe princípios e valores, que poucos seres humanos conseguem ter. Foi abandonado pelos pais e irmãos, que o deixaram aos cuidados dos avós paternos. Mas não podia ter sido melhor opção para ele pois a sua avó consegue educá-lo desde criança de uma maneira tão correcta que ele em adulto tem uma alto estima que faz com que ninguém consiga deitá-lo abaixo, e também o tornou numa pessoa autónoma nas suas decisões, para quando não estiver mais presente na sua vida, deram-lhe todas as bases para sobreviver sozinho.

Excerto: "Aos domingos de manhã ... eu e avó... vemos os números da lotaria. É a minha altura preferida, porque fingimos que ganhámos.- Vá vá, vá lá - grito entusiasmado.- É desta! Sinto-o nos ossos - A avó sente imensas coisas nos ossos."

Perry faz bem a distinção do que é certo e do que é errado, do bem e do mal, das pessoas que são bem e mal intencionadas, e vê sempre o lado positivo das coisas (que grande lição que ele nos dá). E é precisamente colocado à prova quando ganha a Lotaria e já não tem a avó com ele, e os "abutres" aparecem todos, mãe e irmãos para lhe tirarem o dinheiro alegando que não tem capacidade para o gerir, e ai vamos ver que Per de parvo não tem nada, apenas é lento, mas consegue perceber muito bem o que todos querem, e também como os seus amigos reagem a essa situação, são pessoas que gostam muito dele e o vão ajudar, vamos descobrir um grande ser humano que não liga ao dinheiro como os outros, mas sim à felicidade que ele pode dar, e o seu prazer por pequenas coisas.

Excerto depois de ganhar a lotaria: "É que, dantes, as pessoas não gostavam de mim se não me conhecessem. E havia outras pessoas que decidiam que não gostavam de mim, mesmo que me conhecessem. Agora é exactamente ao contrário. Gostam de mim e nem sequer me conhecem bem. Por vezes nunca me viram e gostam de mim - Estou a pensar em todas as cartas que recebo, as cartas que as pessoas escrevem a pedir-me coisas."

Para saberem mais vão ter que ler este livro fantástico, fabuloso que vai ficar na minha memória durante muito tempo. Fui surpreendida com o final, mas só podia terminar dessa forma, com uma pessoa como Perry. Recomendo sem reservas.

4 comentários:

Ângelo Marques disse...

fiquei curioso...

macy disse...

Eh eh eh eu avisei Odete!! Este livro mexe mesmo com o leitor. É tão encantador!
Teresa Carvalho

Odete Silva disse...

Pois foi amiga Macy o livro é espectacular!

susemad disse...

Hum... A tua opinião cativou-me o suficiente para ficar com ele debaixo de olho. O teor da história, parece ser bastante interessante.
Boas leituras!