10/04/2012

A Rapariga das Laranjas, Jostein Gaardner


Opinião: Esta é uma história comovente de um pai, que sabendo que vai morrer, deixa uma carta ao seu filho com o intuito de provocar a reflexão sobre um assunto importante e muito delicado sobre a vida, sobre a sua própria vida. No fundo, esta mensagem é para nós leitores, uma mensagem muito forte quando pensada e reflectida que origina uma resposta difícil.
Jostein Gaarder é perito em tocar em assuntos sensíveis e instalar a reflexão na nossa mente e tendo por base uma história e uma linguagem bastante simples consegue alcançar os nossos pensamentos mais profundos.
Este é um livro que pode e deve ser lido em família para se discutir os diferentes pontos de vista.
Gostei!
.
Sinopse: Georg e o pai vão finalmente ter uma conversa de adultos, através de uma carta que o filho só poderia ler quando completasse 15 anos. O pai de Georg escreve-lhe acerca de uma bela rapariga que encontrou carregada com um saco de laranjas e que procura incansavelmente, enquanto imagina a razão que a leva a atribuir um valor tão grande às laranjas que ele, desastradamente, fez rolar pelo chão num primeiro encontro. A Rapariga das Laranjas é um romance sob a forma de uma belíssima carta de amor de um pai desaparecido demasiado cedo e que sabe não poder acompanhar o crescimento do filho, mas que lhe quer transmitir o seu amor à vida e aos mistérios da existência.

Comentário também publicado no blogue ...viajar pela leitura...

1 comentários:

Denise disse...

Este é sem dúvida um livro fantástico, comovente e cheio de significado. Diria mesmo, obrigatório :)
Parabéns pelo blog!