23/10/2012

Nas Asas da Memória – Sarah Sundin

Opinião:
“Nas Asas da Memória” foi o segundo livro que li da saga “Asas da Glória”,  trata-se de uma trilogia que estou acompanhar com bastante agrado, pois gosto de romances que abordem o tema da 1ª e 2ª Guerra Mundial. 

Este 2º livro mais uma vez leva-nos a uma viagem arrebatadora pelos ares nos aviões que combateram na 2ª Guerra. Nota-se que a autora fez uma pesquisa sobre a época, pois  tem o dom de nos colocar nos cenários onde os personagens se encontram, quer  nos hospitais de campanha com os feridos,  nas bases militares ou então dentro do cockpit dos aviões de combate. Visualizamos o que piloto do avião vê  e sente dentro da cabine quando os inimigos se aproximavam, a adrenalina do que iria acontecer se eram atingidos ou atingiam os outros. 

Desta vez a história passa-se entre uma tenente, enfermeira de campanha chamada Ruth Doherty e  o major Jack Novak, que se conhecem precisamente quando o seu avião em que pilotava cai e fica ferido, (outro dos irmãos Novak), já que no 1º livro acompanhamos a história do irmão Walt.

Neste livro vai se deslindar os segredos ocultos da enfermeira Ruth, em que a tragédia lhe bateu há porta muito cedo, com traumas profundos que ela não quer  que se saiba e por isso se recusa a apaixonar e a ter um relacionamento, dedica-se de corpo e alma ao trabalho para conseguir sustentar os seus 4 irmãos orfãos que estão a cargo de tios, para os quais ela envia todo o seu dinheiro.

Jack que gosta de desafios está disposto a conquistar o seu amor pela persistência, e descobrir o que se passou com Ruth. Será que o vai conseguir?
Também vamos ter algumas peripécias engraçadas, mas outras bastante desagradáveis, principalmente quando Ruth decide tornar-se enfermeira de bordo nos aviões que fazem o transporte de feridos e tem que enfrentar colegas menos correctos.

E é com uma escrita bastante fluida que a autora nos trouxe mais uma história passada em tempo de guerra, com personagens centrais e fulcrais, mas também dos seus amigos, dos perigos que corriam no dia a dia, pois quando voavam não sabiam se iam voltar à base, em cada capitulo conseguimos sentir as suas vivencias e angustias, e a amizade que os unia.

Uma narrativa muito agradável que se lê num ápice, em que mistura drama, tragédia e amor, com personagens fascinantes que nos agarram em cada página que lemos, espero ler em breve o fim da trilogia. Recomendo aos amantes do género literário. 


3 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Ja li e gostei muito, Odete!
Já tinha lido a da Isa, mas com cada opinião que leio, o meu interessa aumenta.

Sempre quis saber como funciona o cockpit e as emoções que os pilotos sentem ao voar. Já vi filmes do género e adorei, queria ver se entrava nos livros também! xD

Teresa Araújo disse...

Já tenho este livro e também o primeiro. Estou a espera de terminar a leitura de alguns livros que tinha á frente na "fila", mas quero mesmo ler esta trilogia.

Tal como tu, também gosto muito de romances da primeira e segunda guerra mundial, e principalmente desses pormenores que nos fazem "entrar" na acção do livro.

Mal leia estes livros também deixarei a minha sincera opinião, mas pelas opiniões que já li, acho que não me vou desiludir.

Teresa Araújo
http://romances-de-mesinha-de-cabeceira.blogspot.pt/

Odete Silva disse...

Obrigada Ray e Teresa, apesar do 2º não ter achado tão empolgante como o 1º livro, aguardo o 3º para concluir esta saga dos irmãos Novak :)