31/10/2012

O Grande Amor da Minha Vida – O Cavaleiro de Bronze, de Paullina Simons

Opinião:
Quando leio na sinopse de um livro que a história é passada em tempos de guerra fico logo interessada, gosto imenso de ler sobre um período que marcou o mundo para sempre.
E esta narrativa atraiu-me porque sendo uma história de amor entre dois jovens, o que me chamou mais atenção foi o facto de ser quando a Rússia foi invadida pelas tropas de Hitler na Segunda Guerra Mundial.


Conhecemos Tatiana com apenas 17 anos e Alexander oficial do Exército Vermelho, que esconde a sua verdadeira nacionalidade Americana, os principais protagonistas.

As páginas deste livro deixaram-se melancólica devido aos acontecimentos dolorosos, não só com o que ia acontecendo entre os principais personagens, mas por toda a envolvência em si do cenário de guerra. As pessoas passaram por muito, desde o frio inimaginável que as atingia, com graus negativos, em que não tinham luz, por vezes nem água, até há parte da fome,  miséria total, no meio de bombas a cair em plena cidade de Leninegrado, era preciso muita força de vontade para sobreviver a esses acontecimentos, saindo à rua e vendo cadáveres por todo o lado nas ruas. Um relato histórico muito realista, numa guerra onde milhares de pessoas morreram.

A jovem Tatiana começa a trabalhar numa fábrica para ajudar a família, um dia na paragem do autocarro vê Alexander e apaixonam-se, mas será um amor proibido, pois ele namora com a irmã mais velha. Mas nada a faz perder as esperanças, vai sim amadurecendo.

Tatiana sendo a mais nova da família é que conseguia todos os dias debaixo de bombardeamentos e do frio com as senhas de ração do dia de cada membro da família ir para as filas e trazer um pouco de comida para casa, e fazer as refeições, sendo uma pessoa com um altruísmo tão grande  houve partes em que me apetecia abaná-la, ela sacrificava-se por todos, deixava de comer para dar os outros, mas ninguém lhe agradecia. Somente Alexander a ajudava, nas alturas em que mais precisou ele estava lá presente.

Enfim, um amor em tempo de guerra, será que consegue sobreviver a todas estas intempéries? Numa altura do livro vislumbra-se uma saída para o seu amor, mas é algo tão passageiro e fugaz, que eles usufruem...
Também as várias personagens deste livro fizeram-me sentir uma miscelânea de sentimentos por vezes revolta, compaixão. Mas também aversão pela crueldade das pessoas que fizeram parte desta guerra, as atrocidades praticadas, com cenas chocantes que não nos deixam indiferentes.

A autora conseguiu agarrar-me com a sua escrita fluida e envolvente, contada de uma maneira muito real e vê-se que foi feita pesquisa para nos relatar tantos factos históricos. Apesar da letra muito miudinha com 688 páginas que para mim representam o dobro (1376 páginas),  lê-se muito bem, não desanimem que vale a pena.

E o fim deixa em aberto a continuação desta saga, que espero que seja publicado em breve o 2º livro. Sim, porque gostei muito.

4 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Adorei a opinião, Odete! Fiquei comovida com a parte da Tatiana!

É, sem dúvida, um livro a comprar. :))

Luís Miguel disse...

Odete, estes livros (tema) são a minha tentação... mas tenho tantas trilogias incompletas!

Odete Silva disse...

Obrigada Ray, vale a pena ler :)


Odete Silva disse...

Luís também é um dos meus temas preferidos, o problema é depois ficar há espera que saia a continuação da trilogia :(