29/11/2012

Transformar-se em Maria Antonieta de Juliet Grey

Opinião:
Aqueles que acompanham as minhas opiniões sabem que sou fã de romances históricos, sobre Reis e Rainhas nas suas cortes, sejam  eles passados em  Inglaterra, França ou outro país, fascina-me o mundo em que viviam naquela época.

Este livro começa primeiro na Áustria em 1766 e depois vamos para França para a corte do Rei Luís XV. Conhecemos a jovem arquiduquesa da Áustria com apenas dez anos Maria Antónia, que está prometida  pela Imperatriz sua mãe ao futuro Rei Luís XVI onde tornar-se-á Delfina de França.
E fiquei encantada com esta jovem que logo em  pequena mostrou a sua personalidade e vontade própria, apesar de ter de obedecer à sua mãe e aos costumes da corte. Não deixava de se rebelar e fazer por vezes coisas que gostava. Muito viva cheia de energia, sorri em algumas passagens nas brincadeiras com as suas irmãs, uma menina que um dia seria Rainha, mas nem tinha noção disso, sendo a sua infância despreocupada, bastante mimada por sua governanta.

Só que para ser digna da corte de França teve que ter  formação sobre etiqueta, fazer várias melhorias na sua aparência. A pobre criança teve que ser preparada para ser aceite até chegar a altura de casar. Desde usar aparelho para endireitar os dentes, aulas para aprender a andar, dançar, horas para  fazerem o penteado ideal adaptado ao rosto,  aprender a falar fluentemente Francês, História sobre o país, aprender a lidar socialmente, música tudo era levado ao pormenor pela sua mãe a Imperatriz, devia satisfazer todas as exigências para o bem da Áustria. Era um fardo pesado para uma menina, mas ela conseguiu.

Os noivos primeiro casavam-se por procuração e depois é que se realizava o casamento no país do noivo.
E deu-me imenso gosto ler sobre os dois jovens ingénuos, Delfina cheia de vida e vontade de aprender e dar-se com a corte, principalmente com o Rei o avô do marido, e agradar claro está ao seu marido. Já Luís XVI mostrou-se um rapaz muito tímido, só tendo como interesse caçar, e estar no campo a fazer trabalhos manuais, adorando comer tudo o que lhe colocavam à frente. Não mostrou interesse em consumar o casamento. Senti de imediato uma afinidade com a futura Rainha, já com o marido Luís temos vontade de abaná-lo, pela sua timidez,  é desajeitado, desinteressado por tudo o que o rodeia incluindo a sua mulher, sabemos que são jovens ela com 14 e ele com 16 anos, por isso torna-se divertido certas atitudes pois não passam de simples miúdos, certas cenas entre eles  também me fizeram sorrir.

Detestada pela corte de Versalhes a Delfina era espiada teve que aprender em quem podia confiar. Pois na corte do Rei tudo girava em torno de fofocas, pessoas que não queriam saber de mais nada se não falar mal e arranjar estratagemas,  pessoas que não gostam dela mas sem terem uma razão para tal, não havia privacidade nunca, Antonieta tem as horas todas controladas, para estar ocupada o dia todo, quer com bordados,lanches com as tias do marido, e à noite com os jogos onde todos se juntavam e  participavam. O leito conjugal continuava imaculado, todos sabiam.
A autora retrata bem a época quer no vestuário, ou seja os vestidos que se usavam na altura,  os penteados, perucas, os bailes de máscara,  a importância da cozinha francesa, também está bem patente nesta narrativa.

E no fim a autora diz que se apaixonou por Maria Antonieta e por Luís Augusto, e isso transparece na sua escrita na maneira de os descrever. Além dos jovens temos personagens muito fortes em todo o livro com a sua relevância e importância também.
O livro termina com a morte de Luís XV e o início do reinado de Luís XVI. E dou por mim, então não pode ter acabado o que vai acontecer aos jovens Reis, depois lembrei-me que tem continuação, trata-se de uma trilogia, fico ansiosa pelo segundo e pelo desenrolar dos acontecimentos.

É uma narrativa cativante que se lê num instante, adorei os detalhes que autora se deu ao trabalho de pesquisar e colocar no livro, que nos envolve nesta história com uma escrita fluida e soberba, que me deixou ansiosa para ler a continuação e ver a transformação de uma menina  ingênua e insegura na Rainha imponente que se tornou. Recomendo a sua leitura. Gostei muito.

Pode ver o livro aqui 

2 comentários:

Ballet Shoes disse...

Estou com imensa curiosidade em ler este livro e este seu post xonvenceu- me mesmo.
Obrigada :)

Odete Silva disse...

Obrigada :)
Eu adoro romances históricos.