03/12/2012

A Magia das Estrelas de Tom Bullough

Opinião:
Gosto de pesquisar na Internet quando a história de um livro nos conta a vida de uma pessoa que existiu e neste caso foi o pai da ciência espacial, e fui ler um pouco depois de ter terminado o livro.

Este romance é baseado na vida de “Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky  que nasceu em 1857 foi um cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, surgido no início do século XX.” 

Konstantin nasceu numa família de classe média polaca, desde muito pequeno demonstrou interesse e curiosidade pela velocidade - tempo - espaço, por Geografia local e astronomia, (o autor dá-nos a conhecer  um pouco da Rússia, das florestas infestadas de lobos famintos,  das infindáveis  aldeias, da Era do Vapor). Muito novo apanha escarlatina e quase morre,  deixa-o com sequelas graves,  problemas de audição, o que fez com que tivesse de estudar em casa uma vez que as escolas não o aceitavam, levando ao longo da vida a dependência  de usar "trombetas" para ouvir. A mãe tratava-o muitas vezes carinhosamente por “passarinho”. Mesmo o facto de ficar praticamente surdo não fez com que deixasse de sonhar e de apresentar as suas ideias,  teve a sua quota parte de sofrimentos e desilusões ao longo da infância e adolescência, viviam com muitas dificuldades,  sofre com a morte precoce da mãe. E é precisamente isso que vamos acompanhar ao longo desta narrativa a vida pessoal de Konstantin, a sua relação com os pais e irmãos, que nos faz criar empatia pelo personagem.

É um miúdo inquieto, com uma  imaginação brilhante, muito curioso, e aventureiro. Brinca com outras crianças, e com o seu irmão Ignat  com quem partilha as suas ideias.
Mas tarde após a adolescência Frequentou  a Biblioteca Chertkovsky em Moscovo, para começar um curso básico de Física e Matemática, foi por isso um autodidacta, onde conheceu  Nikolai Fedorov, um bibliotecário excêntrico, que o ajudou, foi assim com a sua  auto-aprendizagem nesta biblioteca que se formou e trabalhou como professor de matemática do ensino secundário, até à sua reforma em 1920. 
Gostei muito da maneira como ele interagia enquanto professor com os alunos puxando por eles de uma forma brilhante, sem “despejar” matéria, ele queria que eles conseguissem perceber e compreender o que ele estava a ensinar, matéria essa que não era fácil, mas ele conseguiu explicar e fazer-se entender.  

Uma excelente narrativa que nos dá a conhecer um génio, uma pessoa inspiradora, lutadora, uma personagem que ao longo da história vai se desenvolvendo e crescendo,  demonstra que os sonhos podem tornar-se realidade, um livro que não deixará ninguém indiferente.
Saliento o pormenor da capa com imagens do sistema solar, as estrelas e os planetas. 
Gostei muito de ficar envolvida nesta maravilhosa história sobre Konstantin. Recomendo a sua leitura.

Pode ver o livro aqui

 

0 comentários: