18/12/2012

O Diplomata de Vasco Ricardo



Sinopse: 
Gabriel é um político norte-americano de topo que possui uma família perfeita e uma reputação imaculada. Contudo, por detrás da sua figura exemplar, um outro homem emerge. Violento, frio e calculista, Gabriel parte em busca de algo e não parará enquanto não for bem-sucedido.

"...E quando já ninguém chorava, dei por mim a verter lágrimas que cheiravam e sabiam a sangue..."


Opinião:

Foi o primeiro livro que li do autor, apesar de ser já o segundo publicado, e posso dizer que se lê num ápice,  tem as partes temporais que tanto aprecio num livro, num capitulo estamos no presente no seguinte somos transportados ao passado é algo que gosto muito.

Prendeu-me  logo nas primeiras páginas com o protagonista Gabriel - O Diplomata que tem duas facetas, a sua vida profissional e a pessoal. Enquanto profissional conhecemos uma pessoa distante, fria, cínica, hipócrita,  não demonstra emoções, tem objectivos bem defenidos referente aquilo que quer fazer.

Na vida pessoal transforma-se noutra pessoa totalmente diferente, carinhoso, amoroso enquanto pai e marido.
Mas o que esconde o passado deste homem que o faz agir tão friamente, enquanto profissional. 

Somos levados a uma aldeia de um País de terceiro mundo onde a ditadura impera, as pessoas são subjugadas, oprimidas por políticos corruptos sem escrúpulos que fazem com que vivam na miséria, sem comer, sem água, sem as condições mínimas para viver, nem se sabe como conseguem sobreviver, vivem em constante medo e sofrimento só porque  tem outras convicções, por isso são vitimas de violência extrema e tortura. Algo que me deixou intrigada estes capitulos, mas que no fim fez todo o sentido.

Li em duas vezes e proporcionou-me uma uma boa leitura, pois gostei do personagem principal do livro, acho muito bem estruturado, com uma narrativa fluída, uma história que nos agarra em cada capitulo, pois queremos saber rapidamente o desenrolar e o seu desfecho. Em suma um livro que gostei muito de ler, que me cativou, acho é que devia ter mais páginas. Recomendo sem dúvida.

Obrigada Vasco Ricardo pelos bons momentos de leitura que me proporcionaste.

O outro livro do autor:

3 comentários:

Paula disse...

Também já tenho o meu exemplar na estante. Vou iniciar ainda esta semana.

Odete Silva disse...

Vais gostar Paula :)

Anónimo disse...

Muito bom!
Vale a pena ler pois eu adorei pela fluidez e naturalidade da escrita,pelo enredo em si concebido com imensa imaginação e pelo surpreendente desfecho...
E não vos digo mais nada para vos abrir,assim ,o apetite para lerem este thriller fantástico!