Herança de Eszter
de Sándor Márai
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 152
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722029995
Sinopse
Durante vinte anos Eszter viveu uma existência cinzenta e monótona, fechada sobre si própria, esperando a morte e sonhando com o retorno de um amor impossível. Até ao dia em que, inesperadamente, recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou e graças ao qual encontrou, por um breve período, sentido para a sua vida. Grande sedutor e canalha sem escrúpulos, Lajos não só traiu Eszter como destruiu a sua família, tirando-lhe tudo o que possuía. Agora, depois de uma ausência prolongada regressa, e Eszter prepara-se para o receber comovida e perturbada por sentimentos contraditórios.
Eszter sobreviveu os últimos vinte anos, sempre com a ajuda de Nunu, Tibor e Endre, a um vendaval que a deixou devastada. Lajos o seu eterno amor, regressa, passados estes anos, um telegrama anuncia o regresso dessa tormenta, como será esse momento? que pretende Lajos após 20 anos.
Existe uma dualidade constante entre aquilo que se pensa e aquilo que se faz, confrontámo-nos com esta realidade que todos já vivemos pelo menos uma vez, mas que Sándor Márai eleva ao exagero.
Uma escrita com uma capacidade teletransportativa, uma capacidade de colocar o leitor na história, bem ao lado das personagens. Um livro cheio de amargura vivida por Eszter em relação a Lajos. Um livro com um final antecipado mas pelo tipo de escrita vale a pena ler o livro, pequeno em número de páginas e com letras enormes facilitam a sua leitura.
1 comentários:
Adoro este escritor: grande elegância na apresentação dos sentimentos.
Enviar um comentário