28/02/2013

O Beijo das Sombras

 "O Beijo das Sombras", de Richelle Mead

Opinião  de Ana Nunes:
Voltei à academia de vampiros, já com alguma saudade e, finalmente, vi alguns dos meus anteriores dilemas resolvidos.
O enredo, desta vez, atreve-se por lugares inexplorados e surpreendente. Nem sempre imprevistos, mas há que dar parabéns à autora por se ter atrevido a apostar em certos ... acontecimentos. Mas já me estou a adiantar, pois grande parte dessas coisas acontece apenas no fim deste livro. No início, infelizmente, o livro irritou-me de sobremaneira. A Rose estava insuportável, a Lissa continuava uma egoísta mascarada de boazinha, que só via os seus problemas (juro que desde o segundo livro que não percebia como estas duas se podiam considerar as melhores amigas do mundo) e, bem, o livro chegou a exasperar-me em certos momentos. No entanto eu sabia que devia haver uma explicação para tudo aquilo e, neste aspecto, a autora não desiludiu. De forma bem estruturada e integrada na trama do livro, ficamos a saber porque Rose anda insuportável, porque parecia estar a ficar louca, entre outras coisas igualmente fascinantes.
A nível de enredo o livro está bastante bom, embora seja de prever o final, há que dizer que eu não acreditava que a autora se atrevesse a fazer o que fez. O futuro é incerto, com certeza!

As personagens tiveram, neste volume, um maior desenvolvimento que no anterior, a todos os níveis. A mentalidade de Rose foi mudando ao longo do livro, de forma realista, sem pressas. Eddie, Christian, Adrian e Dimitri tiveram tratamento semelhante, apenas Lissa ficou igual a si mesma, como provou aquela conversa que ela teve com a Rose no final do livro. Espero que esta lacuna seja tratada nos futuros números da saga (ainda faltam 3).
Também gostei muito do desenvolvimento amoroso. Finalmente o triângulo faz sentido (Dimitri, Rose, Adrian) e, acho que pela primeira vez, leio um livro em que estou a torcer um bocadinho pelos dois homens de forma quase igual. Até mesmo a relação da Lissa e do Christian se manteve interessante ao longo do livro.

A escrita da autora continua igual e, sinceramente, gosto mais do tom nestes livros do que nos da Dark Swan, talvez porque a acho mais próxima da mentalidade de adolescente quase adulto.

No geral, este livro começou um pouco azedo mas, aos poucos, foi melhorando, até terminar em grande. A promessa do que está para vir é, talvez, o maior feito do livro.

0 comentários: