10/03/2013

"Depois" de Rosamund Lupton



Sinopse:
É um incêndio e eles estão lá dentro.

Eles estão lá dentro…

Fumo negro mancha o céu azul de verão. Uma escola está a arder. E uma mãe, Grace, vê o fumo e corre. Sabe que Jenny, a sua filha adolescente, está lá dentro. Corre para o edifício em chamas para a salvar.

Depois, Grace tem de descobrir a identidade do autor do incêndio e proteger a sua família da pessoa que continua determinada a destruí-los a todos. Depois, tem de forçar os limites da sua força física e descobrir que o amor não conhece limites.

Opinião:
Li o livro da autora “Irmã” e gostei muito, sabia que o “Depois” não tinha nada a ver com o anterior, porque uma amiga leu em inglês e sem me contar nada disse que era totalmente diferente do outro, portanto parti à descoberta desta história sem comparações, mas devo dizer que me fez lembrar um outro livro que li há muitos anos “Visto do Céu” que gostei muito por ser diferente.

Quanto ao livro “Depois”  não sei muito bem como o caracterizar mas sem dúvida  mistura “suspense psicológico,  thriller literário e paranormal” conforme diz - Seattle Times.

Tudo começa quando a mãe de Jenny uma adolescente de 17 anos, descobre que a filha está dentro da escola onde deflagrou um enorme incêndio e tenta salvá-la, ficando também ela encurralada em perigo de vida. Depois disto começa a narrativa contada pela Grace que acorda  no hospital,  ambas estão bastante feridas, muito mal,  e aqui a vertente do paranormal entra porque ambas estão de fora assistir ao que lhes está acontecer, vê-se médicos, a família e a policia, pois rapidamente se chegou à conclusão que o incêndio não foi um acidente. E começam as questões quem terá posto fogo à escola e porque? Será que queria ver alguém morto? A policia vai tentar encontrar um culpado, como é que alguém entrou na escola se a entrada é controlada? A partir daqui todos são suspeitos, pais, professores, auxiliares, alunos, onde levam as pistas? Será que são verdadeiras? Quem era o alvo do incêndio?
Este livro é centralizado no amor de uma mãe pela filha, mexe com muitos sentimentos e afectos, é uma história envolvente, em que ambas querem a todo o custo lembrar-se do que aconteceu durante o incêndio, uma parte da memória da Jenny está adormecida, ela recebia ameaças antes de tudo acontecer, mas quem as enviava? Nunca chegou a descobrir. Está tudo envolto em mistério, Grace e Jenny nada podem fazer para ajudar na descoberta uma vez que estão de fora a ver e ninguém as ouve. Sarah a cunhada de Grace como policia não vai desistir até descobrir toda a verdade, muitas voltas e reviravoltas se vão dar até ao final.
Sei que algumas pessoas não vão gostar desta parte do “paranormal” mas a autora escreve de uma maneira incrível que consegue cativar o leitor do começo ao fim, no meu caso foi, fiquei envolvida. Achei a narrativa tensa, com suspense e mistério, todos numa corrida contra o tempo para descobrir quem é o culpado pois ele(a) introduz-se no hospital para acabar aquilo que começou.
Não estava há espera que o culpado do incêndio fosse a personagem que foi, para mim o final foi imprevisível, na descoberta do criminoso. As pessoas nem sempre são o que parecem, neste caso as aparências iludem e muito. Em suma, eu gostei do enredo do livro e recomendo.

2 comentários:

Francine disse...

Adorei a opinião e essa capa é LINDA!

Odete Silva disse...

Obrigada Francine, eu gostei do livro apesar das opiniões divergentes. Concordo e acho a capa linda também :)