05/04/2013

"Menina de Ouro"de Chris Cleave




Opinião:
Li  a "Pequena Abelha" deste autor, um livro extraordinário, por isso queria muito ler "Menina de Ouro" e foi num ápice que devorei as páginas deste livro, mais uma vez o autor criou uma história fabulosa, fantástica com personagens únicas. 

Temos Kate e Zoe duas raparigas que treinam lado a lado desde os 19 anos, com o objectivo de ganhar medalhas de ouro, no ciclismo de pista de alta competição de femininos e Jack nos masculinos. Todos tem durante 13 anos o mesmo treinador, Tom um australiano, já com uma certa idade, que os ajuda diariamente para que não desistam, pois este desporto exige muitas horas de treino e de esforço físico, não é para qualquer um, mas Tom incentiva-os a continuar, mesmo fora das horas de treino, ele está lá para os apoiar emocionalmente sempre que precisem. 

Zoe demonstra ser uma pessoa fora do comum, forte, só tem uma coisa em mente - ganhar, por vezes não tem escrúpulos para atingir os seus objectivos, a sua vida emocional é preenchida pelas corridas, medalhas, fama, sexo e dinheiro, pois é perseguida pelos seus próprios fantasmas, assuntos do passado que estão sempre presentes na sua mente, que a perseguem e não lhe dão paz.

Já Kate é uma pessoa doce, que se preocupa com os outros, tem a sua família a quem se dedica muito, o oposto de Zoe, mas mesmo assim sendo “rivais” no desporto, elas conseguem criar uma amizade.
Mas todos eles escondem um segredo, que foi feito a partir de uma escolha que fizeram, e isso mexe muito com as suas vidas.

Kate a dada altura parou de treinar, opta em prol da família, quer cuidar da filha Sophie,  uma criança de 8 anos muito especial, que luta contra a leucemia, extremamente frágil, mas com uma sensibilidade fora do comum, e a forma como lida e enfrenta a doença diariamente é comovente, ela tem um escape, adora as personagens da "Star Wars”, por isso vive no mundo da imaginação, é como se estivesse lá e fosse um deles. Mas,  como é que alguém tão pequeno não quer preocupar os pais, nem os privar de continuarem a treinar e competir para a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, é simplesmente incrível. A sua ligação com Jack, o pai, é muito especial. Fez-me sorrir em certas alturas apesar de ser muito dramática a situação. O autor tem o dom de nos colocar com os personagens, e fazer-nos sentir o mesmo que eles sentem.

Para Zoe e Kate é a última oportunidade, e só uma delas poderá ir aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e estão a dar tudo por tudo para conseguir, mas qual será que vai competir? Por outro lado temos também Sophie que luta diariamente para vencer a sua doença, com a ajuda e o amor incondicional dos seus pais, será que vai ganhar esta batalha? Uma história que me surpreendeu muito.

Uma narrativa que é sem dúvida uma prova da resistência humana, de amor abnegado, uma lição de vida, com um segredo partilhado, de opções que se tomam, é comovente, emocionante, com personagens cativantes,  mas também complexas. Um livro que me tocou profundamente,  gostei imenso de ler, muito bom. Recomendo a sua leitura.


0 comentários: