18/10/2013

Quetzal Novidade - Autor do livro Austeridade, que chega hoje às livrarias, diz que orçamento português é inútil

Titulo: Austeridade - A História de Uma Ideia Perigosa
Autor: Mark Blyth
Género: Ensaio / Economia / Atualidade
Tradução: Freitas e Silva
N.º de páginas: 348
Data de lançamento: 18 de outubro
PVP: 17,70 €

Mark Blyth diz que o orçamento português é inútil.

Em entrevista à agência Lusa, o autor de Austeridade – A História de Uma Ideia Perigosa, que chega hoje às livrarias, diz, sobre os cortes orçamentais, que o «problema é a forma como os bancos portugueses e a economia portuguesa estão agarrados a um sistema monetário que tem um banco central mas não dispõe de um sistema de coleta de impostos (a nível Europeu) capaz de resolver o problema. Podem espancar a despesa pública portuguesa até a rebaixarem a 'níveis neolíticos'. É como instalar uma instituição bancária na Idade da Pedra. Não resolve o problema. O que estão a fazer é totalmente inútil.»

Mark Blyth, professor de Economia Política no departamento de Ciência Política da Universidade de Brown, em Providence, Estados Unidos, é autor do livro "Austeridade -- uma ideia perigosa" em que defende que as medidas drásticas não são adequadas para a solução da crise económica.

Para o professor de Economia Política no departamento de Ciência Política da Universidade de Brown, nos EUA, a austeridade é “uma ideia perigosa porque o modo como está a ser apresentada, tanto pelos políticos como pela comunicação social - como o retorno de uma coisa chamada 'crise da dívida soberana' supostamente criada pelos Estados que aparentemente 'gastaram de mais' - é uma representação fundamentalmente errada dos factos».

www.quetzal.blogs.sapo.pt

«A austeridade continua a ser um farol para a União Europeia, mas cada vez mais parece ser um poço sem fundo, como demonstra Mark Blyth neste livro fundamental.»
Fernando Sobral, Jornal de Negócios

0 comentários: