31/12/2013

Escravos do Desejo, de Kate Pearce (opinião)



Opinião:
Como é do conhecimento geral estreie-me neste género literário muito recentemente e tudo devido a algumas editoras terem enviado os livros para experimentar, pois só assim podemos saber se gostamos. Ainda não fiquei fã, mas não deixo de passar um bom bocado a ler, principalmente se por detrás tiver uma história que me prenda minimamente.
Sei que este livro é o terceiro de uma saga,  não li os anteriores, mas não foi impedimento para ler e entender a história dos protagonistas Helene Delornay e Philip Ross.
A autora criou uma personagem feminina forte e decidida, com um passado sofredor e atormentado, pois Helene não teve uma vida nada fácil após a morte da família aos quinze anos, teve que sobreviver a maus tratos pelos quais ninguém devia passar, mas mesmo assim no meio de tudo isso conseguiu tornar-se heroína para muitos salvando-lhes a vida.  Já Philip veio de uma família abastada e nunca teve privações, antes pelo contrário viajou, conheceu outras culturas de outros países antes de voltar para Inglaterra e casar.
Num encontro muito fugaz conhecem-se bastante jovens e tem um envolvimento que os marca para sempre, Philip deu a conhecer prazeres a Helene que nunca poderia imaginar e até se voltarem a encontrar passados muitos anos, houve sempre um vazio nas suas vidas que ninguém conseguiu preencher, ambos ficaram marcados pelas amarguras da vida, com um passado algo conturbado que impede de se aproximarem um do outro.
Não se trata portanto de um livro só de cariz sensual ou erótico ou fantasias, mas é muito mais do que isso tem uma história como pano de fundo onde as personagens se tornam reais no seu dia a dia com problemas e vivências comuns e normais, por isso gostei de Helene que demonstrou ser uma mulher independente, de carácter apesar de casa que explora, não deixa de ter princípios e uma grande coragem, isto numa época dominada pelo homem, mas por outro lado tem uma enorme fragilidade no que toca aos filhos.
Helene e Philip precisam percorrer um longo caminho até conseguirem confiar um no outro,  pois tem segredos que precisam desvendar, erros dos quais precisam de se redimir, e quiçá talvez conseguiam ficar juntos, são todos estes aspectos que tornam esta narrativa fácil de se ler e cativante.

0 comentários: