09/12/2013

Novidade Editorial Presença - Lisboa – A Cidade Vista de Fora, 1933-1974, de Neill Lochery e O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé



Titulo: Lisboa – A Cidade Vista de Fora, 1933-1974
Autor: Neill Lochery
Título: Original: Outside Looking In
Tradução: Manuel Alberto Vieira e Alberto Gomes
Páginas: 272
Coleção: Biblioteca do Século Nº 36
PVP: 17,90€

Data de Publicação: 19 Novembro 2013

A HISTÓRIA DA CIDADE CONTADA PELOS OLHOS
DAQUELES QUE A VIVERAM EM PRIMEIRA MÃO

Lisboa – A Cidade Vista de Fora, 1933-1974 é uma obra que se debruça sobre as histórias dos estrangeiros que marcaram presença na cidade durante o período do Estado Novo. Reis e rainhas exilados, espiões, diplomatas, líderes mundiais e chefes de Estado, refugiados, estrelas de Hollywood e outras celebridades da época oferecem-nos uma perspetiva diferente e única do clima vivido em Lisboa durante quatro décadas, e da importância assumida pela capital em alguns momentos-chave da história europeia no século XX. Para quem considera que o contributo de Lisboa para o mundo terminou com o final da era dos Descobrimentos portugueses, esta obra torna-se uma leitura essencial, curiosa e surpreendente.

Neill Lochery é professor catedrático de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo no University College London e é um conceituado especialista mundial em história moderna e política de Israel, do Médio Oriente e do Mediterrâneo. É autor de uma série de livros aplaudidos pela crítica sobre a região – que incluem o bestseller internacional Lisboa 1939-1945 - A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz, já publicado pela Presença nesta coleção –, assim como de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas. Para saber mais sobre o autor, visite o site www.Neill-Lochery.com

GÉNERO:
História/História de Portugal
História/História Contemporânea
História/História Universal

PÚBLICO-ALVO: Público Adulto. Interessados em temas históricos.

Para mais informações sobre o livro Lisboa A Cidade Vista de Fora
  


Titulo: O Caderno do Avô Heinrich
Autora: Conceição Dinis Tomé
Páginas: 88
Coleção: Estrela do Mar Nº 147
PVP:  6,60€

Data de Publicação: 3 Setembro 2013

LIVRO VENCEDOR
Prémio Literário Maria Rosa Colaço/Literatura Juvenil, de 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Almada

Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência.  Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora  mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz  entre os povos.

Conceição Dinis Tomé nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 1970. Formou-se no ensino de Português-Francês e atualmente é professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Viseu Sul. É autora dos contos infantis A Lua e o Pirilampo (2003) e História do Rapaz Que Se Tornou Fazedor de Estrelas (vencedor do Concurso de Literatura Infanto-Juvenil / Prémio Centro Cultural do Alto Minho, em 2009). Colaborou na antologia Histórias para Um Natal (2004) com o conto Manhã de Natal. Este livro que a Presença agora publica é a obra vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço / Literatura juvenil, de 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Almada.

GÉNERO: Juvenil.

PÚBLICO- ALVO: 10 -14 anos.

 Para mais informações sobre o livro O Caderno do Avô Heinrich

Para mais informações consulte o site Editorial Presença Aqui

 
 

0 comentários: