29/12/2013

O Terceiro Bispo, de Frederico Duarte Carvalho (opinião)



Opinião:
Gosto imenso de ler livros em que o enredo envolva o Vaticano, os segredos que guardam, e não querem deixar passar cá para fora para o mundo. Este thriller foi uma agradável surpresa, adoro policiais, com mortes, suspense e mistério o que não faltou nesta narrativa.
A acção decorre na nossa baixa de Lisboa, ruas que de certo muitos conhecem e conseguem vislumbrar  bem os lugares onde três sem-abrigo aparecem mortos, em sítios diferentes, lugares esses cheios de simbolismo, mas será que foram mortes acidentais ou trata-se de homicídios? Para a policia trata-se de mortes acidentais, mas os contornos há volta dessas mortes e as mensagens deixadas são muito estranhas e difíceis de interpretar para o comum dos mortais, pois são mensagens de cariz religioso.
Joaquim Barata, jornalista está desempregado, é contactado por um amigo advogado, a quem lhe pediram e pagaram muito bem para investigar as estranhas mortes dos sem-abrigo, nunca imaginando onde se estavam a meter, segredos que não deviam ser desvendados podem estar na iminência de serem revelados, colocando a vida deste protagonista em perigo e dos amigos que o vão ajudar, a deslindar o caso.
Isso leva-o ao à descoberta do que está por detrás do cumprimento do Terceiro Segredo de Fátima, e ao que prevêem as profecias de São Malaquias, que anunciam a morte de um Papa antes da destruição da Igreja, mas qual é o Papa que está na eminencia de ser assassinado? Pois neste momento existem dois Papas brancos, será um sinal de Deus ou são conjecturas maquiavélicas de homens na própria igreja? Quem está por detrás deste plano? Deus ou o homem?
Joaquim Barata começa a juntar as peças e não lhe passando pela cabeça que tudo tem um propósito, e quem está envolvido por detrás disto tudo, tem um plano no qual ele próprio está incluído, leva-nos assim pelas ruas de Lisboa, envolvendo-nos nos mistérios de Fátima até ao Vaticano.
Com personagens credíveis como o Jornalista, com qual acabamos por simpatizar e sentir empatia, com uma história cheia de ritmo e cenários adequados ao enredo ficamos envolvidos nesta narrativa cheia de intrigas, mistério e suspense.
Não conhecendo o autor fiquei fã, achei que teve uma ideia fabulosa ao escrever este policial, apesar de não ser original o tema eu pessoalmente acho cativante, juntamente com a sua escrita fluída e envolvente, os capítulos curtos, mais o facto de querer muito desvendar quem estava por detrás das mortes, quem queria ver o Papa morto, e a descoberta da verdade, fez-me ficar agarrada à sua leitura. Somos transportados para um mundo único dentro do Vaticano e dos seus segredos, vai de certo agradar aos amantes deste género literário como eu. Gostei muito. Recomendo.


0 comentários: