21/03/2014

A Herança da Armada Invencível, de Scott Mariani (opinião)




Opinião:
Quando lithriller histórico” pensei este é daqueles que eu gosto, não sendo o primeiro livro do autor publicado pode ler-se isolado como o fiz, mas senti que faltavam alguns pormenores que estão descritos  nos livros anteriores  O Segredo do Alquimista” e “A Profecia do Juízo Final” sobre o passado do protagonista, Ben Hope, um ex-operacional do SAS.
A acção tem inicio na Irlanda, quando Brooke ex-namorada de Ben é convidada pela amiga Sam para ir a uma exposição muito especial, longe de imaginar o que iria acontecer-lhe, onde estão expostos destroços encontrados num galeão espanhol “Santa Teresa” afundado em 1588, ao largo de Toraigh Island, e dentro do mesmo encontrava-se um inestimável tesouro, de uma incrível riqueza, o responsável pela descoberta Sir Roger Fortsyte após terminar apresentação, resolve ir juntamente com Sam e Brooke para uma festa noutro local, e é durante o percurso que são raptados.
Ben é avisado que Brooke se encontra desaparecida pelo seu amigo Amal, e quando chega à Irlanda, vai analisar o local onde se deu o aparatoso acidente, começa a investigar e depara-se com um cenário macabro, um duplo assassinato, Sam e Sir Fortsyte foram ambos mortos, um dos corpos foi mutilado, mas onde é que está Brooke? Será que também está morta? A policia não encontra pistas nem tem respostas, por isso Ben resolve procurá-la por conta e risco, não sabe os motivos do rapto, nem se ela estará viva e a onde poderá estar, só sabe que não pode perder tempo.
Isto é apenas o principio daquilo que está para vir e de todo o mistério e acção que este enredo nos trás.
Ben é um personagem que facilmente se gosta, integro, com princípios, enigmático, mas também destemido, nada demove o seu empenho para encontrar a ex-namorada.
Com base no tesouro descoberto dentro do navio e no rapto, o autor criou um enredo com suspense, cheio de voltas e reviravoltas, com personagens bem construídos, que nos levam pela Irlanda, Espanha e pela selva na América do Sul, onde um homem vai enfrentar mercenários, numa missão suicida, seguindo pistas no intuito de salvar a pessoa que no fundo ainda gosta, colocando a sua própria vida em risco.
Achei que de acordo com o titulo do livro e na expectativa de que fosse um thriller histórico, o autor iria debruçar-se mais sobre as descobertas arqueológicas do tesouro encontrado, mas não, esse é apenas o mote destas mortes violentas e o rapto de uma mulher, e da descoberta de quem está por detrás de tudo isso.
A Herança da Armada Invencível é sem dúvida um livro cheio de acção, com um ritmo acelerado pelo qual somos levados numa verdadeira aventura alucinante. Uma narrativa fluída, uma história bem conseguida, que os apreciadores do género vão apreciar como eu, agora claro que vou querer ler os livros anteriores do autor. 



0 comentários: