13/03/2014

O Despertar do Mundo, de Rhidian Brook (opinião)



Opinião:
Sou completamente fascinada por livros sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, não resisto a ler, têm sempre tanto para nos contar, e por mais que leia continuo sempre a ficar surpreendida com as atrocidades que eram cometidas, mas no meio disto tudo havia sempre alguém que se destacava pelo seu lado humanitário, mesmo com os inimigos.
Este livro é baseado na história do avô do autor, uma narrativa passada no pós-guerra, quando os ingleses invadem a Alemanha para repor a paz, reconstruir o país e libertarem o povo dos nazis.
O Coronel Lewis Morgan tem como missão restabelecer o país que ficou um caos, e todos os oficiais tem direito a requisitar casas dos moradores na localidade onde ficavam destacados, sendo que os donos eram expulsos após a sua apropriação,  mas o Coronel Morgan toma uma resolução inédita, ele permite que o dono da mansão continue a morar no andar de cima, ninguém estava à espera de tal atitude, nem o alemão, nem os outros oficiais que acham que está abrir precedentes.
Uma mansão que pertence a um arquitecto Lubert que vive com a filha Freda, uma adolescente problemática, a mulher desapareceu durante um dos bombardeamentos.
A esposa do Coronel, Rachael quando chega com o filho de ambos Edmundo de onze anos, não vê com bons olhos o facto de viver debaixo do mesmo tecto com o inimigo.
A esposa é uma mulher abatida sem vida, já teve a sua cota parte de sofrimento, ela não vive, sobrevive, está presa ao passado, a perda do filho mais velho abalou-a profundamente, precisa de algo que a faça despertar de novo para a vida.
E é através destes personagens e do seu quotidiano que o autor retratou a vida de tantas pessoas, que além de terem visto o seu país ficar devastado, ficaram também com marcas emocionais e fisicas para sempre, e mostra-nos como é que dois povos tão diferentes um do outro tentaram lidar com tudo isto, dá-nos uma visão do ponto de vista de ambos.
Dá-nos a conhecer uma Alemanha que perde tudo, o seu povo passa fome, frio, as necessidades mais básicas foram-lhes negadas, as crianças órfãs com aparência de andrajosos andavam pela rua a roubar,  pedem cigarros para trocar por alimentos.
Mas este homem Morgan destacou-se por marcar a diferença, pela sua bondade, pelo seu altruísmo, por ver sempre o lado positivo das pessoas, por ajudar quem precisava, fazia com que tivessem esperança e vissem uma luz ao fundo do túnel, num país que não é o seu, onde um povo desmoralizado com a devastação, está cheio de ressentimentos, um povo faminto e completamente exausto, que tenta sobreviver um dia de cada vez, no meio disto tudo ele dá-nos uma lição de vida.
Uma narrativa sem dúvida comovente e tocante, rica em personagens, sentimentos, fala-nos sobre a perda, a culpa e o perdão, mas também sobre a amizade. Um romance muito bem escrito, marcante,  que vamos desfolhando e apreciando ao longo das suas páginas. Um livro que nos deixa a reflectir. Muito bom.

Pode ver o livro O Despertar do Mundo aqui



 

0 comentários: