13/03/2014

Porto Editora - Ficção - "Canadá", de Richard Ford

Titulo: Canadá
Autor:  Richard Ford
Tradução: Francisco Agarez
Págs.: 432
PVP: 17,70 €

Canadá
O mais recente e já premiado romance de Richard Ford
 
Richard Ford é um dos mais importantes autores norte-americanos contemporâneos e foi o único distinguido em simultâneo com os prémios Pulitzer e Pen/Faulkner para uma mesma obra. Canadá, o seu romance mais recente, já foi premiado com o Prix Femina Étranger e o Andrew Carnegie Medal for Excellence. Este livro é publicado pela Porto Editora a 21 de março.

Protagonizado pelo inquietante Dell Parsons, a quem a sorte não tem sido favorável, Canadá é uma «epopeia sem lirismos sobre a família e sobre segundas oportunidades» (El País), e sobre o desafio de arriscar uma vida melhor, mesmo que seja noutro país.

SINOPSE:
Seria difícil para Dell Parsons imaginar o quanto a sua vida se alteraria no dia em que os pais, desesperados, decidem assaltar um banco. A consequente detenção lança sérias ameaças sobre o futuro incerto de Dell, que se verá ainda mais desamparado após o repentino desaparecimento da sua irmã gémea.
Mas Dell não ficará sozinho: uma amiga da família decide resgatá-lo do desnorte, levando-o numa viagem de autodescoberta ao longo da fronteira do Canadá, com o objetivo de lhe oferecer novas perspetivas de vida. É durante essa viagem pelas pradarias de Saskatchewan que Dell é recebido por Arthur Remlinger, um norte-americano que transporta doses iguais de carisma e mistério.
A procura de harmonia e paz, debaixo do vasto céu azul da pradaria, parece revelar-se infrutífera à medida que Dell vai cedendo à vertigem de Remlinger e aos tormentos e impulsos homicidas que inspira. Conseguirá Dell descobrir a força de carácter necessária para reencontrar um rumo para a sua vida?

O AUTOR:
Autor de sete romances e três coletâneas de contos, Richard Ford nasceu em Jackson, Mississípi, em 1944. Reconhecido pela crítica como um dos grandes retratistas dos temas estruturantes da sociedade norte-americana, mantém o recorde de ter sido o único autor distinguido em simultâneo com os prémios Pulitzer e Pen/Faulkner para uma mesma obra. Publicado originalmente em 2013, Canadá foi agraciado com o Prix Femina Étranger em França e o Andrew Carnegie Medal for Excellence.

IMPRENSA

Brilhante.
Colm Tóibín

[Canadá] confirma a posição [de Richard Ford] como um dos mais refinados artistas e mais humanos contadores de histórias americanos… o seu livro mais elegíaco e profundo…
The Washington Post

Robusto e poderoso … Ford é capaz de tocar em qualquer coisa de decisivo e elementar no profundo caos moral que está por trás das ações de gente aparentemente responsável… Ford criou uma história sobre a descoberta assustadora do coração anárquico do mundo.
Wall Street Journal

Uma voz triunfal… A escrita… é frugal, mas de partir o coração.
USA Today

Canadá: um livro que deslumbra e comove.
ABC
 
 

0 comentários: