22/04/2014

A Aposta da Rainha, de Barbara Kyle (opinião)



Opinião:
Nunca me canso dos romances históricos, A Aposta da Rainha é o quarto livro da aclamada série Thornleigh e não podia terminar da melhor maneira.
A jovem Isabel I foi coroada Rainha de Inglaterra, mas os problemas que enfrenta são muitos, os inimigos não a querem no trono, por isso mais uma vez vai ter que enfrentar fortes adversidades. O povo está dividido e a religião é a causa desta divisão, os protestantes estão contra a existência dos católicos. 
França quer tomar Escócia onde está a regente, Maria de Guise, mãe da Rainha Maria I, católica, que está contra a sua prima Isabel I, mas para o conseguir precisa de aliados, como a Espanha, de forma acabar com o exército rebelde e protestante e assim se fixarem na fronteira, tornando-se mais fácil invadir Inglaterra.
E se no livro anterior Honor da família Thornleigh fez tudo para levar ao trono a jovem Isabel I, neste quarto livro vai ser a filha de Honor, Isabel Valverde que esteve ausente de Inglaterra durante cinco anos a protagonista, e a pessoa que vai arriscar a própria vida e dos seus em prole da Rainha.
Mas os anos que esteve ausente fizeram com que Isabel se sinta mais próxima do catolicismo, mas por simpatia e pelo facto de viver no Peru com o marido Carlos, mas tal facto faz com que a mãe e o pai não consigam confiar nela, nem contar-lhe tudo o que lhes aconteceu na sua ausência, mas Isabel não está disposta a desistir e quer ajudar, só que fica num dilema, esta dividida entre ser fiel à Rainha de Inglaterra, que lhe impõe uma missão e ao próprio marido, pois Carlos vai lutar por Espanha.
Neste romance são muitas as conspirações e traições da parte daqueles de quem não se está à espera e que vão colocar seriamente em risco o trono de Inglaterra, é preciso descobrir urgentemente quem são esses traidores e o que pensam fazer, só descobrindo se pode proteger a Rainha Isabel I, um risco que a família Thornleigh está disposta a correr mais uma vez, Honor e o marido, o filho deste Adam e também a sua mulher Frances, em quem a família não confia, por ser católica e  pertencer a uma família inimiga dos Thornleigh.
São páginas de autentico suspense em que nunca se sabe o que vai acontecer a seguir a Isabel e a Carlos que se vêem metidos em sérios problemas, e nunca se sabe se vai terminar mal para estas personagens pelas quais criamos empatia e não queremos que algo lhes aconteça.
As personagens femininas primam pela coragem, movem-se pela paixão, mas principalmente pela lealdade.
A autora criou mais uma vez um enredo envolvente e mirabolante, cheio de personagens que demonstram determinação em lutar por uma causa que acham que está certa, e até onde é que estão dispostas a ir pelo seu país e pela sua Rainha. Claro que neste romance não podiam faltar os detalhes históricos e as descrições da época que a autora tão bem descreve. É impossível  não se ficar agarrado a esta narrativa, tão cheia de intrigas e acção. Eu gostei muito e recomendo aos amantes do género.

Pode ver o livro no site da editora aqui

 

0 comentários: