09/04/2014

Quetzal - Corpos Subtis, de Norman Rush, nas livrarias a 17 de abril

Tìtulo: Corpos Subtis
Autor: Norman Rush
Género: Romance
Tradução: Tânia Ganho
N.º de páginas: 232
PVP: 16,60 €
Data de lançamento: 17 de abril


Do vencedor do National Book Award
«Na obra de Norman Rush encontram-se algumas das páginas mais extraordinárias escritas por um romancista americano contemporâneo.» James Wood

Nina e Ned estão a tentar conceber um filho. Em pleno período fértil de Nina, Ned apanha subitamente, e sem aviso prévio, um avião, para ir ao funeral de Douglas, um misterioso amigo dos seus tempos de estudante. Nina, furiosa, põe-se a caminho, atrás dele, para poderem ir para a cama no momento certo.
Douglas era o chefe de um círculo de amigos da faculdade, e Nina estranha o ascendente que, volvidos tantos anos e malgrado o afastamento, o grupo – e em especial Douglas, mesmo depois de morto – tem sobre o marido.
Corpos Subtis explora a reconfiguração e a reavaliação desse grupo de amigos, na sequência da morte de um deles, e questiona as razões pelas quais fazemos os amigos que fazemos, porque os conservamos e qual o sentido que damos às nossas histórias pessoais.
É um retrato sábio e divertido, e uma observação finíssima da inconstância das relações e das novas verdades que podem emergir de velhas certezas.
Como a toda a obra de Norman Rush, a Corpos Subtis também se aplica a máxima «ficção é a verdade contada de forma excessiva e belíssima». É também uma envolvente e rigorosa lição na arte do romance.

Sobre o autor:
Norman Rush é autor de quatro romances, entre eles um vencedor do National Book Award (Mating, a ser publicado pela Quetzal). Trabalhou no Corpo de Paz, no Botswana, e vive na zona norte do estado de Nova Iorque. Corpos Subtis, o seu mais recente romance, acabado de aparecer em língua inglesa pela Granta, é uma aguardada estreia literária em Portugal.
 
 

0 comentários: