14/04/2014

Uma Noite no Expresso do Oriente” de Veronica Henry (opinião)



Opinião:
Sempre desejei fazer uma viagem no comboio do Expresso do Oriente, e visitar uma das cidades que imagino que seja das mais fascinantes, mágica, que é Veneza, quiçá o faça um dia.
E é exactamente isto que um grupo de personagens ecléctico faz, partem de Londres para Veneza de comboio, pelos mais variados motivos, a autora resolveu contar quatro histórias sobre quatro casais que embarcam nesta viagem de sonho, apesar de que nenhuma das histórias se mistura ou se cruza entre si.
Mas, além disso vai intercalando também o passado de Adele, uma senhora octogenária que nos conta um segredo que guardou ao longo da vida, resolve pedir à sua neta Imogen que embarque no expresso oriente para Veneza com a incumbência de lhe trazer um quadro muito especial, que está na posse de um velho conhecido seu Jack, ela tem motivos para que aquele quadro seja entregue a Imogen e não a outra pessoa.
Imogen está numa fase da vida que tem de tomar decisões importantes, a sua relação com Danny é frágil e insegura, será que esta viagem será vantajosa para ambos?
Depois temos outro casal Archie e Emmie, que se conhecem no comboio através da agência Dar o Nó, o que será que vai resultar dai? Riley o fotógrafo e Sylvie mantém uma relação muito antiga, sem no entanto nunca terem assumido um compromisso. Stephanie e Simon e os filhos deste Jamie e Beth, uma relação recente que abarca todos os problemas que os adolescentes nos trazem no dia a dia.
Estes casais ao embarcarem nesta a viagem que poderá ser decisiva na sua vida, vão ter surpresas, pois no decurso da mesma, são descobertos segredos, para outros será uma aproximação e resolução dos seus problemas, e ainda para outros o ambiente no comboio e na cidade de Veneza proporciona-se à paixão, à descoberta do amor. São histórias cativantes, pessoais, que não tem nada a ver umas com as outras, mas que no fundo são vidas que podem ser as de qualquer comum dos mortais.
As descrições que autora fez das carruagens do Expresso do Oriente, do seu interior, das paisagens, dos cenários e dos ambientes em Veneza, dá uma imensa vontade de marcar uma passagem e embarcar de imediato, e conhecer uma cidade que é única. Trata-se de um livro muito giro, uma narrativa leve, com personagens por quem se nutre simpatia, vão gostar de viajar neste comboio de luxo tão especial, que nos leva a uma cidade de sonho - Veneza, recomendo.



0 comentários: