30/06/2014

As Luzes de Setembro, de Carlos Ruiz Zafón (opinião)



Opinião:
Este autor dispensa apresentações desde que ficou conhecido através do seu livro A Sombra do Vento, foi o que me fez apaixonar pelas suas histórias, eu que nem apreciava fantasia fiquei fã e devoro os seus livros.
As Luzes de Setembro, encerra a trilogia da Neblina e mais uma vez tem todos os ingredientes para agarrar o leitor numa nova aventura, seguindo os contornos dos livros anteriores.
Conhecemos Simone Sauvelle, viúva, que no ano de 1937 aceita trabalhar como governanta na mansão Cravenmoore, de um fabricante de brinquedos, Lazarus Jann. Simone juntamente com os dois filhos Irene e Dorian vão morar na Casa do Cabo, e o que poderia ser um verão idílico para esta família junto ao mar, nesta cidade do litoral da Normandia, torna-se sim num pesadelo.
Sentem um certo fascínio  pela enorme mansão de Lazarus e por tudo o que a rodeia, como a enorme floresta lá fora, ambiente perfeito para estes dois irmãos, mas desconhecem o segredo que Lazarus carrega, e tudo muda drasticamente quando se dá a morte de uma empregada. Sendo criador de seres estranhos mecânicos, são objectos tão bem feitos que ganham vida própria, mas que por outro lado os torna assustadores. O proprietário também ele vive com fantasmas do seu passado, sombras que o rodeiam e o perseguem...
Ao mesmo tempo Irene conhece um rapaz pescador que gosta de velejar, Ismael e junto com ele vão viver algumas aventuras, mas também passar pelo seu maior pesadelo, quando tentam desvendar um enigma que está por detrás daqueles seres criados pelo dono da Mansão, a vida de todos ficam em sério perigo.
E é esta capacidade do Zafón que me fascina, através da sua escrita única somos levados por aventuras, cheias de suspense e acção, de fantasia e que chegam a roçar o terror, o que me provoca alguns arrepios.
E se de inicio não se percebe o que está acontecer, com o desenrolar dos acontecimentos e com o desvendar do mistério começamos a perceber que algo de macabro se passa nos recônditos da mansão, escondido há muitos anos.
E percebemos precisamente isso pelas pequenas histórias bizarras que se vão entrelaçando ao longo do livro e levando à compreensão de alguns acontecimentos que marcaram de alguma forma o proprietário, levando a que a sua obsessão por certas coisas não seja normal.
Mais uma vez o autor criou excelentes personagens num enredo inteligente, que mistura fantasia, mistério e algum terror, a sua marca tão característica nos seus livros, cenas tão bem descritas que transportam  o leitor para dentro do livro e que fazem olhar por cima do ombro, todo o cenário sombrio cria uma atmosfera arrepiante.
Um livro espectacular cheio de reviravoltas e surpresas que nos prende desde o principio até ao fim, numa linguagem simples mas muito cativante, trata-se mais uma vez de uma leitura muito boa que recomendo. Gostei muito.

Pode ver mais sobre o livro As Luzes de Setembro aqui


 

0 comentários: