22/06/2014

Firmin, de Sam Savage (opinião)



Uma história para todos aqueles que sentem paixão pelos livros e que não perderam a capacidade de amar.

Opinião:
O meu muito obrigada à Planeta que me fez chegar às mãos este precioso livrinho, que por incrível que pareça não me tinha chamado atenção.
Firmin trata-se sem dúvida de uma fábula magnifica, conta-nos a vida de uma ratazana, um bicho que me faz arrepios só de pensar, mas não se trata de uma ratazana qualquer e basta olhar para as ilustrações para gostarmos desta fraca figura.
Firmin nasceu na cave de uma livraria de uma ninhada de treze irmãos, sendo o mais novo, é o mais frágil de todos, alimenta-se dos restos que os irmãos lhe deixam, umas gotas de leite que não lhe saciam a fome, mas ele lá vai conseguindo sobreviver no meio de todos.
Quando começa a explorar o mundo, juntamente com a mãe e os irmãos, começa a observar o que os humanos fazem, como vivem, ele não gosta do mundo lá fora acha-o assustador, prefere o conforto da livraria onde existe um vasto leque de livros, começa por comer as suas páginas mas, com o passar do tempo aprende a ler, e ai aprende o que é o prazer da leitura, aprecia as histórias que são contadas nos livros e não tem mau gosto, gosta em especial de clássicos da literatura, devora-nos e vibra com as aventuras descritas nos mesmos, deixa de os comer para viver as histórias que são contadas, são a sua companhia nas suas horas de solidão.
Só que para sua desilusão ele não consegue comunicar com os humanos, mas tal como para os leitores os livro são uma paixão, para Firmin também o são, e o facto de cheirar, sentir e degustar as páginas de um livro é um deleite para ele.
Mas além disso também se torna um amante do bom cinema, e todas as noites assiste a filmes pornográficos  no velho cine-teatro, onde se imagina como humano, sonha e tem fantasias
Chega a criar amizades imaginárias e apaixonar-se por dois humanos com os quais sente empatia, mas mais tarde ou mais cedo vão desiludi-lo, pois ele também tem sentimentos e é sensível.
O autor criou uma personagem enternecedora, que no fundo representa uma metáfora da condição do ser humano, da sua solidão, da sua paixão pelos livros, da amizade, dos sonhos que todos temos, da imaginação e da realidade,  de nos tornarmos por vezes numa personagem que idealizamos e vislumbramos através das histórias de um livro, tudo isso é muito bem retratado nesta história.
Uma narrativa adorável, escrita de forma encantadora, com inteligência, que nos enche de emoções, um livro fantástico, com uma história inesquecível.
Um livro que deve fazer parte da biblioteca pessoal de todos os leitores, uma preciosidade.

Pode ver o livro Firmin aqui 



0 comentários: