04/06/2014

O segredo do meu marido, de Liane Moriarty, (opinião)



Opinião:
Imagine que encontrava uma carta escondida do seu marido a dizer:“Para ler apenas após a minha morte.” Mas o seu marido está vivo, o que é que fazia? Guardava-a ou não resistia e lia? Eu tenho a certeza que não resistia e lia.
Foi isso que aconteceu com  Cecília uma personagem desta narrativa, ponderou mas... não resistiu e leu o conteúdo da carta, a partir dai já não pode voltar mais atrás, e isso mudou por completo e para sempre a sua vida, uma vida “perfeita”, pois Cecília é daquelas pessoas que tem tudo controlado, nem um fio fora do lugar, a dona de casa, esposa e mãe perfeita, eis que essa carta abala o seu casamento e tudo se desmorona-se a partir do momento em que a lê. E fica com um enorme dilema entre mãos, revelar ou não o segredo do marido.
É em volta deste misterioso segredo guardado há vinte e oito anos que, a autora construiu e nos brinda com um enredo incrível.
Vamos conhecer o quotidiano de três casais: Cecília e John Paul, Will e Tess, Lauren e Rob, e ainda de uma viúva chamada Rachel, que trabalha na secretaria de uma escola.
A autora vai alternando os capítulos entre cada um destes personagens, as suas vidas familiares, os seus problemas e conflitos no dia a dia, são nos expostos de uma forma que nos envolve completamente, ignoram que a vida de cada um deles está prestes a dar uma reviravolta enorme, aquilo que davam como garantido, não o é, e também que as aparências iludem, nem tudo o parece é.
Com uma escrita impecável a autora vai desenrolando o enredo num ritmo que por vezes é rápido, por outras vezes pausado, mas sempre cheio de detalhes, explorando os sentimentos de cada um dos personagens, que nos surpreendem em cada página.
E desenganem-se se pensam que a partir do momento em que Cecília lê a carta e descobrimos o segredo, que vamos perder o interesse, é exactamente o oposto queremos ler mais e mais cada pormenor, torna-se super interessante acompanhar a reacção de cada personagem, depois do segredo ser revelado, pois de uma maneira ou de outra a vida de cada um destes personagens está envolvida de forma inerente, e com descrições precisas e profundas, cada um vai fazendo revelações de que não estávamos à espera, sobre o que cada um esconde, e os segredos que guarda.
Se acreditamos que conhecemos a pessoa com quem vivemos há muitos anos, estamos muito enganados.
O Segredo do meu marido, é mais do que um simples romance, envolve relações humanas profundas, é sobre culpa, sobre perdão, é um livro fabuloso, com uma história que nos faz reflectir, que nos faz pensar, que por vezes acções praticadas no passado podem vir a ter repercussões graves no presente, aquilo que fizemos lá atrás pode vir intervir no futuro, e também nos faz questionar e levantar dúvidas em todos os “ses” da nossa vida, “se” tivesse feito de tal maneira “se” não tivesse feito aquilo...
E podemos ter a certeza de uma coisa - todos mas todos guardamos segredos!
É realmente um livro surpreendente, perturbador, fantástico.
Com uma escrita fluída e dinâmica, somos arrastados pelo o enredo, através dos personagens, os cenários envolventes, tudo se encaixa na perfeição, uma narrativa que nos agarra do principio ao fim.
E o Epílogo é do melhor, tive que o ler duas vezes.
Recomendo sem dúvida alguma, é muito bom.

"A vida pode apanhar-nos de surpresa"

"Errar é humano; perdoar é divino".
Alexander Pope

Pode ler mais sobre o livro  O segredo do meu marido aqui


2 comentários:

Paula disse...

ai ai que com uma opinião destas vou ter de o ler!!!!

Odete Silva disse...

É realmente muito bom, pela capa eu não diria :)