04/06/2014

Porto Editora - Literatura - Prémio Príncipe das Astúrias das Letras para John Banville

Prémio Príncipe das Astúrias das Letras para John Banville


Escritor irlandês é o galardoado deste ano

John Banville acaba de ser premiado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2014. Nascido na Irlanda em 1945, é provavelmente um dos escritores mais importantes da atualidade, com uma obra vasta e premiada, nomeadamente com o Man Booker Prize.

Luz Antiga, publicado pela Porto Editora em 2013, é o seu romance mais recente e foi desde logo reconhecido pela crítica nacional. De acordo com o Expresso, «a prosa de Banville toca nas coisas ao de leve, retém sensações e texturas, capta atmosferas que já se desfizeram, ou que talvez nunca tenham existido, mas que depois de as lermos adquirem uma aura que não somos capazes de esquecer».

LUZ ANTIGA 
SINOPSE
Existe alguma diferença entre a memória e a invenção?
É essa pergunta que alimenta Luz Antiga, um romance fascinante, escrito com a profundidade, o lirismo e o humor que caracterizam a obra de John Banville.
É também a pergunta que persegue Alexander Cleave, um ator no crepúsculo da vida e da carreira, que recorda com pesar o seu primeiro – e talvez único – amor, assim como a morte da filha às mãos de uma depressão amorosa que Cleave não consegue aceitar ou entender.
Luz Antiga é uma meditação sobre o amor e a perda, sobre o imediatismo inescrutável do passado nas nossas vidas presentes, sobre a forma como a imaginação inventa memórias e as memórias inventam o próprio homem.


0 comentários: