08/07/2014

A Amante, de James Patterson (opinião)



Opinião:
A Amante é mais uma história mirabolante, que nos leva num ritmo frenético pelas páginas deste livro, como é habitual e tão característico deste autor, que desta vez escreve em conjunto com David Ellis.
Não há dúvida depois de entrarmos na narrativa que estamos perante um personagem cheio de paranóias  e obsessivo, o jornalista Ben Casper, um homem rico, que é ao mesmo tempo o narrador.
Fica totalmente obcecado com a morte de Diana, a mulher que quer para si, e tenta a todo o custo descobrir a verdade sobre a sua morte, pois ele acaba por assistir ao suicídio da mesma, mas Ben tem a certeza que se trata de homicídio e não de suicídio, conhecendo Diana ele acha que ela nunca faria tal coisa.
E vai ser em torno desta sua obsessão, que Ben vai colocar-se em perigo, para descobrir a verdade por detrás da morte da amiga, ele está determinado a saber o que realmente aconteceu, só que vai entrar no mundo de espionagem, onde as coisas não são o que parecem, e vai perceber que afinal a pessoa que ele pensava conhecer bem, afinal revela-se uma pessoa totalmente diferente. E quem está por detrás não quer que a verdade seja revelada.
O que torna esta história engraçada é o facto de Ben em praticamente todas as cenas que protagoniza, em que esteja sob em grande stress e ansiedade, ou mesmo perigo, ele  imagina cenas de filmes que viu, protagonizadas por  actores bem conhecidos, isso torna muitas vezes hilariante, demonstra que os seus pensamentos estão sempre em movimento, nunca param. Ao mesmo tempo faz com que o leitor recorde filmes que já viu e sinta de novo vontade de os rever.
Outro lado desta narrativa tem a ver com o passado de Ben, que se apresenta misterioso e que nos faz entender que teve uma infância traumática, que faz com que a sua personalidade seja moldada por algo que o marcou profundamente. Mas apesar de saber disso, não se chega a sentir ou criar qualquer empatia por este personagem instável, quiçá seja esse o objectivo dos autores.
Com capítulos curtos, trata-se de uma leitura de ritmo intenso, pois o enredo está cheio de reviravoltas, onde não falta acção, conspiração, mentiras e revelações que vão surpreender, uma história diferente,  sei que os fãs de James Patterson vão apreciar certamente.

Pode ver mais sobre o livro A Amante aqui


0 comentários: