30/08/2014

Quando o Teu Coração Parou, de Sarah Pekkanen (opinião)



Opinião:
Li o livro anterior da autora Dias de Paixão, que gostei muito, pelas personagens reais e imperfeitas como todos nós, que autora tão bem elaborou num enredo bastante giro, por isso estava com muita vontade de ler Quando o Teu Coração Parou, mais uma vez somos envolvidos numa história em que os protagonistas são pessoas com problemas como o comum dos casais.
O que poderia ser considerado um casamento de sonho, entre Júlia e Michael não o é, apesar de todo o dinheiro que possuem, não tem para eles algo fundamental num casal, não tem tempo um para o outro, em especial Michael, completamente absorvido, obcecado pelo trabalho, pela sua empresa e tudo o que esta exige de si.
Até o dia em que Michael tem uma paragem cardíaca, que o faz acordar para a vida, e tudo em que acreditava e apostava deixou de ter importância, e imagine o seu marido acordar e dizer-lhe de repente que quer  alterar todo o vosso modo de vida? Que o dinheiro e os bens pessoais não lhe interessam para nada e que quer doar tudo. O que faria? Qual seria a sua reacção?
Júlia não reconhece o marido, não sabe como reagir, tenta acreditar que é tudo momentâneo, algo passageiro, e que o marido vai cair em si e mudar de opinião.
E é em torno desta mudança de Michael que toda esta história gira.
De inicio não se consegue sentir empatia por este casal, a autora consegue criar em nós sentimentos ambivalentes em relação a estes dois personagens, e só com flashbacks do seu passado conturbado com os pais de ambos, que os uniu, é que compreendemos como é que chegaram ao actual relacionamento, sentimos admiração pela luta e perseverança de conseguirem vencer no mundo do trabalho sem ajuda de ninguém, mas após ficarem ricos, esqueceram-se de como eram felizes, deixaram de ter tempo um para o outro, tornaram-se pessoas imperfeitas, com defeitos.
O que faz com que a autora nos faça reflectir sobre o que é realmente importante na vida, pois por muito dinheiro que se possa ter para comprar tudo o que se quer, isso pode ajudar é verdade, mas não trás felicidade, se o mesmo rouba tempo precioso de estarmos com as pessoas que amamos, e saber perdoar também antes que seja tarde, como aos pais, pois apesar dos seus erros, por vezes fazem o melhor que sabem.
Saber viver a vida e aproveitá-la da melhor maneira é a lição que esta narrativa nos transmite, pois todo o tempo perdido não volta atrás, e uma relação no casamento precisa ser trabalhada todos os dias, e Júlia e Michael esqueceram-se de comunicar, houve muitas falhas na comunicação que despoletou num afastamento entre ambos.
A vida deu-lhes uma segunda oportunidade de voltarem a serem felizes, será que o conseguem? Ou existem demasiadas mágoas? 
No meio desta história toda, gostei de outros personagens como por exemplo dos amigos de Julia, a Isabelle e o Noah um miúdo muito especial.
E mais uma vez a autora com uma escrita simples transmite-nos uma mensagem bem clara, sem floreados, focando o lado bom e mau dos relacionamentos que nos deixa a pensar, se fosse connosco o que faríamos? Aceitávamos ficar sem nada? Aceitávamos recomeçar de novo e tentar ser felizes? Não são decisões fáceis.
Sarah Pekkanen sabe sem duvida tocar no leitor com um enredo que nos faz analisar e pensar nas  escolhas que fazemos, onde um pequeno incidente pode mudar a vida de qualquer um para sempre. O desfecho desta narrativa conseguiu-me surpreender. Recomendo para quem goste de um romance que faça reflectir.

 

0 comentários: