23/09/2014

O Amigo Andaluz, de Alexander Söderberg (opinião)



Opinião:
O Amigo Andaluz, é primeiro volume da trilogia Brinkmann, não tem um inicio muito fácil, nem é de leitura compulsiva nas primeiras páginas, mas há medida que avançamos na leitura torna-se viciante, por isso não desistam.
Também o vasto leque de personagens faz com que o leitor se disperse um pouco na leitura, são muitos nomes a reter na mente, de várias nacionalidades e tentar encaixar as peças para  perceber quem são os bons e os maus da fita, deve ter sido a pensar nisso o autor introduziu uma lista de personagens no inicio com os nomes e as suas respectivas nacionalidades, que ajuda o leitor.
Sophie a personagem no centro deste enredo, é uma enfermeira que se vai envolver com Hector, um paciente que conheceu no hospital, ela não tem a mínima percepção de quem ele é, nem do que realmente faz, mas vê-se “forçada” a envolver-se com ele, descobrindo tarde demais a onde se meteu.
E é assim que se vê metida num mundo de corrupção e de violência, acabando por colocar em risco a sua vida e a do próprio filho.
Neste enredo não falta acção, pois gira em torno de personagens que estão ligadas ao mundo da droga, tráfico de armas, e o mais perigoso de tudo a corrupção na própria policia, quando se pensa que se pode confiar naqueles que nos deviam proteger, descobrimos por vezes que esses são os mais perigosos.
Sendo um enredo complexo, à medida que vamos entrando nele, e conhecendo o que cada personagem faz e o que é na realidade, vamos ficando viciados na leitura, faz com se mude de página com rapidez para saber o que vai acontecer a seguir, e isso eu gosto num bom thriller.
Cenas de acção não faltam, assim como de violência levada a extremos por pessoas sem escrúpulos, capazes de matar pelos mais variados motivos, acabando em cenas com mortes macabras.
Um livro que nos leva entre o bem e o mal, onde a corrupção é tão palpável que nos incomoda, e nos faz pensar que não se pode confiar em ninguém, com personagens com as quais acabamos por criar alguma empatia, mas também de outras que nos fazem completa repulsa.
Em suma trata-se de um thriller intenso, com um enredo que nos deixa intrigados, que nos faz querer desvendar mais e mais sobre certos personagens, sobre quem são, o que fazem, o autor soube prender-nos durante a leitura, e deixa em aberto várias questões, que nos faz ficar curiosos com o vai acontecer no próximo livro, pessoalmente gostei bastante, recomendo aos fãs deste género literário. Fico por isso a aguardar o segundo volume.

Pode ler mais sobre o livro O Amigo Andaluz aqui 



0 comentários: