08/10/2014

Diário de uma Obsessão, de Claire Kendal (opinião)



Opinião:
Diário de uma Obsessão, trata-se de um thriller psicológico intenso, o livro de estreia da autora Claire Kendal traz-nos uma história arrepiante, é sobre a obsessão de um professor por uma administrativa de trinta oito anos, e o mais assustador é que isso pode acontecer a qualquer um. Eu pessoalmente assisti a algo similar, que se passou com uma amiga pessoal, ela foi vitima de perseguição por parte de um individuo conhecido, e posso confirmar que é um filme de terror.
Imagine que alguém ficava obcecado por si e começava a estar presente em todos os sítios por onde passa, por onde vai, incluindo à porta do seu único refúgio, a sua casa, a insinuar-se na sua vida, na sua intimidade, conhecendo todos os seus segredos, e ter sempre aquela sensação do olhar de alguém sobre si, sentir aquele arrepio único, inexplicável, que o/a alerta e lhe diz que alguém está o/a vigiar.
É precisamente o que acontece a Clarissa, quando de repente se vê assediada, perseguida por Rafe, alguém que conhece de vista e com quem teve pouco contacto, de quem tem uma recordação muito difusa de uma noite que lhe deixou marcas físicas, mas da qual não se recorda de nada, foi o quanto bastou para ele se tornar na sua sombra, no seu pior pesadelo, e mudar a vida de Clarissa completamente.
As marcas dessa “noite consensual”, segundo o perseguidor, dão-lhe “direito” (acha ele) a persegui-la a assediá-la física e psicologicamente, faz com que Clarissa deixe de sair de casa, que viva isolada, deixe de andar a pé sozinha, ou seja a sua vida deixa de ser vida para viver num constante sobressalto do que virá a seguir. 
E o leitor vai tendo noção de cada pormenor, de cada acto, daquilo que ele lhe faz, através de um diário que Clarissa mantém, descrevendo tudo o que lhe acontece diariamente.
Em paralelo temos outra história, ao assistir a um julgamento como jurada, de um caso de violação de uma mulher chamada Carlota, Clarissa vai identificar-se com a vitima e fazer comparações com o que se está a passar com ela, sendo que o tribunal é o único sitio onde se sente segura, sem a presença do seu perseguidor.
Essas horas passadas no tribunal fazem com se comece a questionar e a pensar como se pode livrar deste monstro.
Mas como é que se prova aos outros que se é assediado e perseguido dia e noite, sem que essa pessoa deixe indícios disso? Como é que alguém vai acreditar em você se não consegue provar nada? Será que vai conseguir algum dia livrar-se deste perseguidor?
Realmente a autora Claire Kendal através de uma escrita fluída e cheia de intensidade, criou um enredo com suspense que nos deixa sempre na expectativa do que vai acontecer a seguir à protagonista, e o inquietante é que sentimos quão palpável é o seu medo, isso arrepia quem está deste lado a ler.
É sem dúvida uma narrativa tão intensa que quase não nos deixa respirar, uma história com contornos sinistros, muito perturbadora, e quando pensamos que mais nada pode acontecer, a autora ainda reserva algumas surpresas para o leitor.
No final ficamos a pensar, como escrevi mais acima, o arrepiante e assustador desta história é que pode acontecer na realidade a qualquer um.
Um thriller que recomendo, pois é muito bom.

Pode ler mais sobre o livro aqui







0 comentários: