21/10/2014

Os Inocentes, de Taylor Stevens (opinião)



Opinião:
O livro Os Inocentes, é o segundo volume da trilogia da série «Vanessa Michael Munroe».
Neste livro a autora coloca um pouco da sua vivência pessoal, pois cresceu  no seio de um culto religioso dos anos 60 chamado Children of God, foi separada da sua família aos doze anos e viveu em vários países sempre com grupos religiosos, até se conseguir libertar de tudo com vinte anos.
Quem leu A Informacionista, sabe que Vanessa é altamente qualificada e profissional nos serviços que presta a grandes empresas. Como um camaleão, ela transforma-se conforme as necessidades da missão em que se encontre, é perita na técnica do disfarce. 
E quem conhece a sua história pessoal, entende que é normal que Vanessa viva com fantasmas do passado, que tenha muitos traumas que a perseguem, e que o simples acto de dormir, fechar os olhos, se transforme em pesadelos, que lhe tragam lembranças que a atormentem, os conflitos interiores são imensos, enfrentar seus próprios demónios não é fácil e isso está bem patente ao longo desta narrativa.
Quando é contactada pelo melhor amigo, Logan, para salvar uma jovem de treze anos, Hannah, desaparecida há oito anos, cujo o paradeiro os pais desconhecem, apesar de não estar bem, aceita esta missão sem hesitar, e pode contar com Logan, mais duas pessoas e o segurança Miles Bradford.
Existe uma pista ténue de que a menina provavelmente se encontre a viver com um grupo religioso fanático chamado de «Os Eleitos».
A autora neste livro foca um tema problemático, o lado obscuro destas comunidades religiosas e o seu fanatismo extremista, onde as pessoas são obrigadas em “nome de Deus” a viver e a praticar acções que vem da mente cruel dos homens e vão de encontro aos interesses de quem as chefia, por isso  fazem lavagens cerebrais a todos os “eleitos”. A natureza de tais grupos sinistros, que exploram as pessoas que se integram nestas comunidades, inclui o abuso de menores, e estão quase sempre ligados ao crime organizado.
E é precisamente em torno deste tema que estes personagens vão estar envolvidos e em perigo, principalmente Vanessa, que leva sempre até às ultimas consequências as suas missões, será que se infiltrando no seio de um dos refúgios na tentativa de localizar o paradeiro da jovem conseguirá ter êxito? É que estas pessoas não são o que aparentam, e estão sempre um passo à frente, não se deixam ludibriar facilmente, tornando-as perigosas.
Mais uma vez a autora conseguiu através de uma escrita fluída levar-nos numa aventura alucinante, por Buenos Aires, Argentina, onde não falta ritmo, acção, pois a protagonista sem medo algum vai colocar a sua vida em risco, criando momentos de grande tensão e suspense.
Resta-me agora aguardar a publicação do terceiro livro A Boneca, e continuar a acompanhar esta personagem tão enigmática chamada Vanessa Michael Munroe.

Pode ler mais sobre o livro aqui

 

0 comentários: