12/11/2014

O Palácio de Inverno, de Eva Stachniak (opinião)



Opinião:
Sou fascinada por este género de livros, gosto de saber como eram as vivências destas pessoas em séculos passados, e a autora Eva Stachniak quanto a mim fez um excelente trabalho.
O Palácio de Inverno, trata-se de um livro em que o enredo se passa na Rússia no século XVIII, e nos conta um pouco da vida de Catarina, a Grande e sobre os que a rodeavam.
A Imperatriz Isabel governa na sua corte em Sampetersburgo, exuberante, roça a loucura pelos actos que comete, muitas vezes actos cruéis, mas com uma vivacidade que move tudo e todos, ficamos com uma noção clara de quem foi esta imperatriz, que tinha o seu sobrinho sob a sua alçada, uma vez que não tinha filhos, conseguindo atingir os seus objectivos através de estratagemas engendrados na sua mente, onde os casamentos se realizavam por conveniência.
Era costume na corte a existência de espias, que se tornavam nos ouvidos e nos olhos de quem governasse, neste caso em concreto e nesta narrativa centra-se numa jovem orfã, a filha de um encadernador, que chega à corte com dezasseis anos e é treinada para se tornar espia, nome de baptismo Barbara, seu nome polaco, mas passa a chamar-se Vavara em russo, rapidamente aprende a arte de espiar e de informadora.
Mas a chegada de Sofia à corte, a futura imperatriz Catarina, a Grande, vai fazer com que Vavara se sinta dividida entre Isabel e Catarina, até que toma uma posição, ao tornar-se sua amiga, torna-se igualmente sua espia. Vamos acompanhar a evolução destas duas personagens até à ascensão de Catarina na corte.
Os estratagemas utilizados são muitos, como informadora Vavara tem que se tornar quase invisível para estar sempre a par das intrigas, saber interpretar sinais nos rostos que traíssem a pessoa, escutar conversas sussurradas, um sem numero de estratégias, em que Vavara se torna perita no desempenho do seu papel.
É através dos olhos desta jovem que durante este livro vamos tendo conhecimento das muitas conspirações, intrigas, amores, adultério, que se rege quem faz parte desta corte, de como agiam e viviam, sendo este o enredo que nos envolve ao longo das suas páginas.
São muitos os personagens interessantes, também a escrita fluída da autora agarra o leitor, com toda a beleza envolvente em torno desta história, com todos os seus detalhes, sobre um período tão cativante, dando-nos uma visão histórica sobre um grandioso país e de uma corte cheia de segredos e traições, usando subterfúgios para atingirem os seus fins.
Este livro dá-nos a perfeita noção e sensação de como estas pessoas viveram neste período, sem dúvida um romance escrito com intensidade e suspense sobre uma época histórica tão interessante quanto fascinante. Uma narrativa viciante que vai agarrar os leitores que gostam e apreciam este género literário. Muito bom. Recomendo.

Pode ler mais sobre o livro aqui

2 comentários:

djamb disse...

Não conhecia este livro, mas fiquei curiosa. Também gosto do género :)
Obrigada pela partilha!
Boas leituras!

Odete Silva disse...

Muito bom. Recomendo :)))