04/11/2014

O Segredo dos Tudor, de C. W. Gortner (opinião)



Opinião:
Ler sobre a época Tudor é fascinante, por muitos livros que já tenha lido sobre este tema não me farto, aquelas cortes sempre cheias de intrigas e mistérios, amores e traições, que prendem qualquer leitor que goste de romances históricos.
O Segredo dos Tudor, passa-se durante o reinado do jovem Rei Eduardo VI, durante o ano de 1553, tem como protagonista Brendan Prescott, um jovem que foi acolhido em bebé pela família Dudley, durante o verão desse ano vai se tornar escudeiro de um dos filhos da família, Robert Dudley, e tentar integrar-se na corte, Brendan sabe que não tem nada em comum com esta família, pois os Dudley são pessoas em quem não se pode confiar, são traidores.
Ao contrário dos Dudley, Brendan Prescott é um jovem honesto, incapaz de mentir, culto, gosta de livros, sabe outras línguas, apesar de não demonstrar, mas por ser tão honesto vai ver-se metido em sérios problemas. Brendan também esconde um segredo, sobre o qual ele próprio desconhece e nem sabe que o querem ver morto por isso. Ele foi abandonado ainda recém nascido, porque? por quem? é algo que não sabe, e alguém quer impedi-lo de saber.
Brendan também vai conhecer a irreverente Princesa Isabel, que mais tarde se tornou Rainha Isabel I, assim como a sua aia Kate Stafford, e outros que a rodeiam, a princesa demonstra ser uma jovem cheia de vida e corajosa, por quem Brendan nutre rapidamente amizade.
Sabe-se que os Dudley manipulam a corte e o Rei ao seu belo prazer, todos sabem que o Rei Eduardo VI corre risco de vida. Os Dudley conspiram para colocar no trono alguém que governe sobre as suas ordens, alguém os tem que impedir.
E em é volta deste enredo mirabolante que o autor criou uma história com uma panóplia de personagens com os quais o leitor se envolve facilmente e sente empatia, como é o caso de Brendan e de um miúdo muito astuto que o vai salvar e ajudar mais que uma vez, Peregrine, ambos se tornam grandes amigos inseparáveis, fizeram-me sorrir muitas vezes com cenas caricatas.
Sem dúvida que esta narrativa tem muita acção, quer pelos personagens corruptos que estão do lado dos Dudley, quer pelos personagens que querem proteger o trono de Eduardo VI, se não puderem proteger, pelo menos tentarem assegurar que o trono não seja ocupado por mãos alheias, mas sim por quem de direito o deve ocupar, neste caso a irmã de Isabel e de Eduardo, Maria Tudor, que demonstra ser uma personagem enigmática e desconfiada, mas que vai dar luta. Quanto a Brendan vai ter que escolher em qual dos lados quer ficar.
Um romance histórico cheio de ritmo e com um enredo bem construído, com detalhes que nos levam por cenários próprios da época, cheio de reviravoltas, como não podia deixar de ser, é uma narrativa envolta em segredos, corrupção, intrigas, muitas conspirações, onde não faltam assassinatos, tudo condizente com a época Tudor. Um romance que mistura história e ficção, tornando a sua leitura envolvente e fascinante do inicio até ao fim.

Pode ler mais sobre o livro aqui 



0 comentários: