24/11/2014

Serena, de Ron Rash (opinião)



Opinião:
Serena um livro que nos leva ao inicio da Grande Depressão, na Carolina do Norte onde conhecemos Serena e George Pemberton, a esposa conhece pela primeira vez o local onde o marido explora a sua indústria madeireira, Serena vem com objectivos bem concretos que é expandir o negócio não só na Carolina do Norte mas por outros países, tornando ambos poderosos e ricos.
Serena deixa todos surpreendidos com o seu porte, a sua aparência, mas também o leitor não deixa de ficar surpreso com esta mulher que demonstra logo a sua verdadeira personalidade ao não se deixar intimidar por quem os aguarda à sua chegada.
É interessante que este livro foca-se sobre esta personagem feminina, mas é narrado através dos pensamentos alternados de George Pemberton e de uma jovem adolescente Rachel Harmon, (com a qual o leitor sentirá empatia), transmitindo ao leitor os actos que falam mais alto desta protagonista, não sendo preciso ser ela a narradora.
Estamos perante uma personagem com um à vontade e uma ambição sem paralelos, Serena demonstra ser uma mulher forte, determinada, sem escrúpulos, não olha a meios para atingir os fins, seja de que forma for, tentando esconder o seu passado. Assim que chega ao local onde o marido explora a indústria ela não tem qualquer problema em tomar as rédeas do negócio.
Conforme se vai avançando nesta narrativa apercebemo-nos cada vez mais da força que esta personagem tem, o autor criou uma protagonista desprovida de sentimentos, que nos deixa abismados pelos actos que pratica, cruel, ao mesmo tempo que consegue ludibriar um marido completamente apaixonado, não deixando que nada interfira na sua relação.
Somos envolvidos também pelos detalhes do local onde se passa acção deste livro, cenários de uma terra selvagem, paisagens naturais onde ocorre a sua devastação através do abate das árvores, quer sob um calor intenso, quer sob temperaturas abaixo de zero, recheada por um leque de personagens que se inserem neste meio, e com as quais o autor criou um enredo espectacular e muito bem conseguido, muitas vezes dei comigo a ler quase sem respirar devido ao suspense que o autor incutiu através da sua escrita, e no realismo que imprimiu nas cenas de violência tanto a pessoas, como a animais, sem precisar de fazer grandes descrições de teor gráfico, não deixando no entanto de chocar o leitor.
Fiquei completamente envolvida, arrebatada e por outro lado surpreendida pelas atitudes desta personagem ao longo do livro, pelas reviravoltas no enredo e quando pensava que já não havia mais nada para me surpreender o autor apresenta-nos um final com um desfecho sinistro que me deixou incrédula.
Serena é sem dúvida um livro que se revela intenso, um romance sobre paixão, violência, ganância e poder, que o autor transformou numa narrativa fascinante, com uma personagem feminina única e marcante. Uma excelente leitura.

Estou muito curiosa em relação ao filme.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui
Para mais informações sobre o livro Serena aqui



0 comentários: