03/12/2014

A Metamorfose de Franz Kafka (opinião)




Da história acho que todos já ouviram falar e mesmo que isso não tenha acontecido basta ler a sinopse ou procurar um pouco na internet que irá encontrar o essencial sobre este livro e caso o queira ler deve parar! por ai pois a sua leitura torna-se mais divertida sem julgamentos primários.

Mesmo assim… Franz Kafka conta-nos a vida de Gregor Samsa um caixeiro-viajante que um dia acorda repentinamente e se vê transformado num inseto monstruoso.
O autor consegue de uma forma simples demonstrar as fragilidades humanas, Gregor Samsa é um espelho da solidão numa profissão que detesta mas que aguenta pois é o único sustento da família. As aparências e ilusões em que vivemos são desmascaradas por este inseto figurativo, que põe a nu as fragilidades das relações humanas, mesmo esses laços familiares que se dizem tão fortes, confrontadas com as adversidades físicas e mais comodistas; a dureza de ter de dar tudo pelo outro a vergonha e humilhação são sentimentos que rompem tudo tipo de ligações.
O vivido e sentido por Kafka sente-se a cada palavra, o seu olhar perspicaz para observar as situações e escrever sobre essas mesmas situações são um ponto-chave neste romance.

Um livro com muito pouco de “floreado” literário, um livro muito sucinto.
Um bom livro, que recomendo, não senti o entusiasmo que li em algumas críticas mas mesmo assim considero-o um livro intemporal e de leitura obrigatória.


2 comentários:

Paula disse...

Olá Ângelo :)
Gosto muito deste livro, acho que diz muito sobre o ser humano!
Um dos meus livros preferidos!
Abraço!!

Ângelo Marques disse...

Olá Paula ;)
Também gostei do livro, mas sabes aqueles momentos em que as expectativas estão demasiado elevadas... pois acho que foi um desses momentos :)