08/12/2014

Rita Sousa Tavares apresenta Show me Lisbon



Joana Vasconcelos, Vhils, Maria de Medeiros, Rodrigo Leão, Carminho, José Avillez, Manuel Alves, José Sarmento de Matos, Nicolau Breyner, e outros lisboetas, apresentam a sua cidade em livro e filme-documentário.
 
Show me Lisbon segue-se a Show me Rio – lançado no Verão de 2013 com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro – como a segunda aposta de Show me Cities, um projecto que pretende revelar um conjunto de cidades pelos olhos dos seus conterrâneos.

O princípio é simples: a melhor forma de se conhecer uma cidade é através da sua gente. As cidades são no fundo as suas pessoas. São elas a razão de ser de tudo o que se vê, ouve, come e sente.
Show me Lisbon revela a cidade de treze lisboetas – de nascença ou por opção, de gerações, áreas e meios diversos –, sendo o resultado final um retrato de Lisboa dinâmico, descontraído e realista, que aborda temas como a definição de “ser lisboeta”, a luz, o Tejo, a gastronomia, os sons, a história,
as misturas étnicas, o fado ou as fachadas da cidade.
No final do livro, foram compiladas todas as dicas e escolhas pessoais destes lisboetas, segmentadas por restaurantes, tasquinhas, casas de fado, museus, miradouros, hotéis, passeios, recantos e segredos, resultando num completo e inédito insider’s guide de Lisboa.

Show me Lisbon teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Porto de Lisboa, da EDP, do Montepio, da Top Atlântico e da RTP. Foi editado nos formatos coffee table book, capa dura e mole, e num filme-documentário, com 52 minutos que será lançado no primeiro trimestre de 2015.
Da autoria e coordenação editorial de Rita Sousa Tavares, conta com textos da autora, assim como de outros jornalistas e escritores.
A fotografia principal ficou a cargo do consagrado fotógrafo João Pina, que vive em Buenos Aires e tem o seu trabalho publicado em periódicos como o New York Times, New Yorker ou El País, tendo feito várias exposições nas principais salas do mundo.

Lançamento
Casa do Alentejo – Rua das Portas de Santo Antão, 11 de Dezembro às 19 horas.

Características
Edição: Café Pessoa, livro bilíngue em português e inglês, capa dura, 290 páginas, 22,5 x 29,5 cm.
Destacável desdobrável no interior com directório de moradas e mapa.
PVP: 30 € - À venda nas principais livrarias a partir de 11 de Dezembro.

Sobre a autora
Rita Sousa Tavares
nasceu em Lisboa em 1978. Formada em Relações Internacionais, trabalhou como jornalista na TVI de 2000 a 2006, tendo integrado a editoria de investigação, sociedade e grande reportagem. Foi consultora de comunicação na MyBrand e criou em Janeiro de 2012 a
produtora Café Pessoa, que se dedica à criação e produção de conteúdos editoriais. Em 2013 lançou um guia da capital portuguesa produzido especialmente para os turistas brasileiros, que mantém em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, bem como o Show me Rio, o primeiro desta
série, nas versões livro e documentário audiovisual, produzido com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Tem nos últimos anos publicado artigos em revistas como a Elle Magazine, os guias Lisboa Convida, a revista UP da TAP ou a Woman Magazine.

0 comentários: