22/01/2015

A Princesa Branca - Guerra dos Primos - Livro V, de Philippa Gregory (opinião)



Opinião:
Gosto muito de romances históricos, e gosto em especial desta autora, não deve ser fácil escrever este género literário e conseguir captar, prender a atenção do leitor, o que no meu parecer, Philippa Gregory consegue-o fazer bem em todos os seus livros, pelo menos aqueles que já li.
Ler sobre a época Tudor é quanto a mim qualquer coisa de fascinante, não me canso, só que andei a ler esta série da "A Guerra das Rosas" ou "A Guerra dos Primos", toda ao contrário, não na sequência correcta mas por ordem de publicação, enfim.
Neste livro de A Princesa Branca - Guerra dos Primos - Livro V, continuamos com a guerra entre a casa Tudor e York, como não se sabe o que aconteceu aos príncipes irmãos, Eduardo e Ricardo de York, os “príncipes da torre” se eles foram assassinados ou se os mantiveram na Torre de Londres enclausurados durante anos, são perguntas que permaneceram sem resposta nos livros anteriores, alguém tem que subir ao trono de Inglaterra.
Neste caso será Henrique Tudor, que sobe ao trono e resolve casar estrategicamente com Isabel de York, da casa inimiga, para unir a família e o país, mas é um rei insípido sem garra, com uma personalidade insegura, não sendo por isso do agrado do povo, habituados a Reis poderosos que glorificam o trono que representam, por isso vai ter muitos problemas durante o seu reinado.
Como é habitual nos romances desta autora, intrigas, conspirações não faltam nos seus livros, e este não é excepção, o povo não está satisfeito como o novo Rei, começam por isso a engendrar um plano, ou seja começam a dizer que o príncipe de York está vivo e que vem reclamar o trono, o que faz gerar muitos conflitos e guerras, nas quais outros Reis de outros países também se envolvem.
O Rei Henrique, debaixo da alçada da sua mãe, Margaret Beaufort, age de acordo com o que esta lhe diz e não por vontade própria, subjuga-se numa devoção em que só confia nela.
Também a Rainha, a jovem Isabel de York se apresenta como uma personagem apática, apagada, ao contrário da sua sogra, e da sua própria mãe, que foi uma Rainha determinada, com um carácter forte, e que continua a não ter medo, chega mesmo a conspirar contra o Rei em prole da sua casa, os York para que conseguiam ascender de novo ao trono.
Envolto em dramatismo, com muitos problemas para conseguir manter o trono, faltou a este Rei e Rainha garra, faltou-lhes uma personalidade mais forte mais determinada para enfrentar os que estão contra eles para tornar esta narrativa mais empolgante.
Ainda assim com uma escrita a que já nos habituou nos seus livros somos envolvidos por este romance facilmente ao longo das suas páginas, apesar de ser uma história mais simples e talvez um pouco mais monótona do que o habitual, contudo o seu enredo trás-nos segredos, intrigas, traições e conspirações que são tão normais nas suas narrativas. 
Eu gostei pois acabo sempre por ficar a saber e aprender mais um pouco sobre uma época única e especial, em que autora servindo-se de uma pesquisa exaustiva conjuga factos reais históricos com um toque de ficção. Como fã desta autora recomendo. 

Pode ver o livro aqui

 

0 comentários: