09/01/2015

Confissões de Maria Antonieta, de Juliet Grey (opinião)



Opinião:
Escritora especializada em realeza, Juliet Grey. Apaixonada pela vida da última rainha de França, Maria Antonieta, não é de espantar que seja sobre ela a sua primeira trilogia, que iniciou em 2011. Livros anteriores - Transformar-se em Maria AntonietaDias de Esplendor, Dias de Sofrimento.

Confissões de Maria Antonieta é o último volume da trilogia, e apesar de se saber o desfecho e o  fim trágico desta Rainha que este último livro nos trás, mesmo assim o leitor tem aquela vaga esperança que no fim tudo possa mudar.
Isto porque se acompanha a vida desta que foi a Rainha mais odiada de França, desde criança até ao fim da sua vida, Marie Antoineta, filha do Imperador da Áustria, foi esposa, mãe e amante, é impossível ficar-se indiferente à sua história.
Maria Antonieta deixa de deslumbrar nos seus vestidos opulentos de Rainha, para se tornar numa mulher humilde, longe vão os tempos em que brilhava e era o centro das atenções, toda a família real vai sofrer uma reviravolta nas suas vidas ao serem feitos reféns na sua própria casa, as mordomias acabam, tentativas de homicídio contra a Rainha são várias. De amada passa a odiada pelo povo e pelos que a rodeiam.
E para o leitor torna-se doloroso acompanhar o fim decante desta Rainha, porque neste último livro somos confrontados com o seu lado humano, o seu lado maternal, seu enorme amor pelos filhos e pelo marido são bem evidenciados e demonstrados de uma forma arrebatadora, ambos os Reis vão tentar no meio da tragédia dar segurança aos filhos, mantendo uma vida diária normal, e faz com que se tornem mais humanos aos olhos dos outros, mesmo perante aqueles que os odiavam.
O sofrimento de Maria Antonieta, todos os seus medos e o seu fim estão muito bem retratados neste último livro da trilogia. Trata-se de uma narrativa muito comovente por tudo o que a Rainha vai ser obrigada a passar, isto através da raiva de um povo que vai lhe vai provocar muita dor, vai fazê-la sentir sentir na pele a tragédia, a traição e a perda de uma maneira muito dolorosa.
A autora realmente tem o dom da escrita, é tão fluída que facilmente nos transporta para um tempo da História único, cheia de detalhes históricos, sente-se que houve bastante pesquisa para trazer a realidade dos acontecimentos sobre esta época, desde os pormenores da roupa, hábitos na corte e depois fora dela, tudo o que os rodeava foi muito bem descrito, os sentimentos dos monarcas, a revolta de um povo, tudo isso faz com que quem comece a ler este livro o leia num ápice, é impossível parar.
Sem dúvida que é uma trilogia notável, inesquecível e tocante, em especial este último livro, muito bom, tenho a certeza que os apreciadores de romance histórico vão gostar imenso como eu.
(Leitura de 2014)

Pode ler mais sobre este livro e os outros anteriores aqui

0 comentários: