11/02/2015

As Instruções da Pitonisa, As Faces de Victoria Bergman - Livro III, de Erik Axl Sund (opinião)



Opinião:
As Instruções da Pitonisa, o tão aguardado final de uma trilogia espectacular, por muitos thrillers, policiais que já tenha lido, não posso comparar com outros, pois esta trilogia consegue ser diferente. 
A Rapariga Corvo e Fome de Fogo deram-me durante a sua leitura muitas vezes um murro no estômago, até mesmo repugnância,  de tão forte e macabros que são nalgumas passagens, e pelos temas abordados como a pedofilia que me choca imenso, e pelos os actos perpetuados, as abominações praticadas.
As Instruções da Pitonisa, é o desfecho que finalmente nos dá a conhecer As Faces de Victoria Bergman, chocante mas não tanto quanto a mim, como os dois primeiros volumes, trás-nos aquilo que precisamos para encerrar e deitar por terra tudo o que lemos nos volumes anteriores.
A detective Jeanette Kihlberg está determinada a ir até ao fim na investigação e encontrar o(s) culpado(s) pelas mortes macabras ocorridas, mas não é fácil, pois o(s) culpado(s) estão sempre um passo à frente, e o facto dos seus superiores não ajudarem também a impedem de prosseguir mais depressa, ainda assim é uma detective que vê e descortina aquilo que os outros não conseguem ver. Ao mesmo tempo Jeanette tenta aproximar-se mais da psicóloga Sofia Zetterlund, que continua a lutar com os fantasmas do seu passado.
Os capítulos são de novo intercalados entre o passado e o presente, isso ajuda o leitor a compreender melhor o que se passou com Victoria Bergman, um passado que nos perturbada bastante ler, mas que nos faz entender as suas atitudes no presente, também este livro trás-nos revelações que deitam por terra aquilo que fomos imaginando e formulando na nossa mente. Uma outra personagem que nos deixa curiosos, porque não deixa ninguém se aproximar e só procura vingança, trata-se de Madeleine, no fundo tem mais do que razões para o fazer.
Ainda no meio disto tudo os autores conseguiram deixar-me estupefacta com um outro personagem que fez parte do passado de Victoria.
Tive a confirmação de quão estranho é este povo, já me tinha apercebido ao ler outros livros nórdicos, mas não deixo de ficar espantada com a sua maneira de viver e ver as coisas, um país civilizado que se esconde por detrás destes actos hediondos.
É de novo um thriller psicológico intenso, com um enredo sombrio, que combina com o cenário e o tempo frio do país, com as próprias pessoas, a escrita dos autores directa, sem floreados, nua e crua, por muito que choque é impossível largar pois queremos muito saber o que vai acontecer a seguir, mais uma vez fui completamente envolvida nas voltas e reviravoltas desta narrativa.
E que dizer do final? Não estava de todo à espera, fiquei a pensar no mesmo durante algum tempo, não era um final que eu quisesse, mas é isto mesmo que eu gosto num livro é que me consiga surpreender.
Foi sem dúvida uma trilogia avassaladora que me provocou um misto de sentimentos tal é sua intensidade, com este último livro as peças que faltavam dos dois livros anteriores finalmente encaixaram-se todas.
Volto a frisar, trata-se de uma trilogia chocante, arrepiante, intensa, macabra.
Que eu recomendo sem dúvida alguma aos amantes do género.



0 comentários: