10/03/2015

Baloiço Vazio, de Carla Lima (opinião)



Excerto: 
"Eu deitada na cama, de barriga para cima, com os olhos fechados e os braços cruzados sobre o peito,
- O que estás a fazer?
-Estou a fingir que estou morta
- Porquê?
- Porquê me apetece. Importas-te?
- Mas porquê?
- Porque antes estar morta do que viver assim
- Assim como?
- Numa prisão
- Numa prisão?
-Estou presa a ti
- Estamos presos um ao outro
- Nem a fingir de morta me deixas em paz"

Opinião:
Quero agradecer à Carla Lima o envio do seu livro Baloiço Vazio, parabéns pela capa, desperta a atenção, mas foram o titulo e o pequeno excerto que me deixaram curiosa e intrigada, foi de facto uma agradável surpresa esta leitura.
Em relação à narrativa logo no inicio levou-me a pensar na frase tão famosa do nosso Fernando Pessoa -  “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, e foi precisamente isso que senti pela forma como é narrada esta história, pela escrita original, a autora criou um ambiente tenso, sombrio em torno de uma personagem que me despertou diversos sentimentos.
Li o livro de uma assentada, pois é pequeno, com poucas páginas, mas essencialmente porque a sua história envolve e quando se começa a ler não se quer parar. 
Narrado na primeira pessoa através de Ana, uma personagem que expressa os seus pensamentos de uma maneira tocante, Ana ama Bruno, mas não é correspondida da mesma maneira, por isso sofre, e vai narrando o seu dia a dia e todos os conflitos que vão surgindo no seu relacionamento, assim como a sua obsessão por este homem que faz dela uma personagem fragilizada, sente-se insegura, tem momentos que chora, momentos que ri, momentos de sanidade e momentos de loucura, que nos fazem questionar sobre a protagonista, que colocam dúvidas na nossa mente, pois é palpável a angústia de Ana, e se por um lado a queremos abanar para que reaja de outra maneira, por outro sentimos empatia pelo seu sofrimento. 
Trata-se de uma história que nos confunde, que nos toca, que nos questiona, e que cada um pode interpretar à sua maneira. Confesso que não estava à espera de ler algo tão inquietante.
Baloiço Vazio, apresenta-nos uma escrita com um estilo sem dúvida diferente, uma autora a ser seguida.

0 comentários: