30/03/2015

Mistério na Califórnia, de Elizabeth Adler



Opinião:
Não é o primeiro livro que leio desta autora em que mistura romance com suspense, não se trata propriamente de um policial Mistério na Califórnia, tem um enredo que gira em torno um assassino em série que está abalar São Francisco, viola e mata de uma forma macabra um certo tipo de mulheres, com características idênticas, e deixa um bilhete colado na boca das vitimas a dizer “Por favor, não contes”.
A última vitima sobrevive, e chega em muito mau estado ao hospital onde trabalha Vivi, uma das protagonistas do livro. É aqui que entra o inspector Brad Merlin, pelo qual se sente empatia, será ele o responsável pela investigação destes crimes.  
Conhecemos a tia de Vivi, Fen, que vive sozinha, isolada, apresenta-se como uma mulher muito à frente, numa noite de tempestade, em que espera a sobrinha para jantar, a sua vida tranquila é interrompida, quando batem à porta, trata-se de um homem ensanguentado e com uma faca na mão, pede ajuda, diz que acabou de ter um acidente de carro, o que faríamos no seu lugar? Ajudávamos ou fechamos simplesmente a porta?
Entretanto na vida de Vivi, surge a sua irmã, a JC, são o oposto uma da outra, ambas foram criadas por Fen, mas não podiam ser mais diferentes, a dada altura na narrativa todas elas de alguma forma vão ter um envolvimento amoroso, isto à medida que vamos conhecendo o leque de personagens, e a sua aproximação quer com o inspector, o psiquiatra e o desconhecido.
A dada a altura comecei seriamente a desconfiar de quem seria o assassino, neste ponto acho que a autora poderia ter de alguma forma tentado esmerar-se mais para manter o mistério e o suspense em torno do mesmo.
Mistério na Califórnia, trata-se de uma narrativa com um enredo simples, com alguma previsibilidade, sem grandes surpresas no final, mas ainda assim não deixa de ser uma leitura agradável, o romance entre os protagonistas e o facto de se querer descobrir quem é afinal o assassino em série, leva-nos a ler rapidamente, é um livro que proporciona momentos descontraídos e de entretenimento aos fãs da autora.

(Todos os livros de Elizabeth Adler que li tem a característica de terem uma escrita simples e leve, por isso lêem-se num instante, e o facto da autora descrever lugares idílicos, a sua gastronomia, força a nossa imaginação e dá-me sempre uma vontade enorme de viajar, visitar e percorrer estes países que tão bem retrata nos seus romances). 




0 comentários: