24/03/2015

O Alvo, de David Baldacci (opinião)



Opinião:
O Alvo é o terceiro livro da série Will Robie que leio, depois de Os Inocentes e O Atentado, livros em que os enredos se baseiam em espionagem e conspirações.
A dupla Will Robie e Jessica Reel está de volta, assassinos profissionais ao serviço do estado, submetidos a um treino rigoroso que lhes coloca a própria vida em risco, ninguém tem as aptidões que estes agentes tem para executar qualquer tarefa que lhe seja incumbida, são os melhores, os únicos que poderão ter êxito. A sua missão será mais uma vez de alto risco, consiste em eliminar um líder de um país que poderá desencadear uma guerra se usar as suas armas nucleares.
O autor nesta narrativa explora um pouco mais sobre a vida pessoal de Jessica Reel, trazendo algumas surpresas ao leitor, mas que vem fazer com se entenda melhor esta personagem feminina tão peculiar.
E desta vez o autor leva-nos para a Coreia do Norte, um país que trata as pessoas de forma desumana, que mantém reféns em campos de trabalho, todos aqueles que de alguma maneira se rebelaram contra o governo, mas também são reféns aqueles que vivem nas próprias casas, pois não são livres de ter os seus ideais, de pensarem, de fazerem o que querem, tem que se cingir a um regime imposto que viola os direitos humanos, um povo que é subjugado por tiranos.
Só que desta vez  Robie e Jessica vão ter alguém ao seu nível, trata-se de uma jovem mulher da Coreia do Norte, Chung-Cha, que cresceu num campo de trabalhos forçados, conseguiu a sua “liberdade” tornando-se numa assassina, tal como a dupla, e demonstra ser invencível, é perturbadora e chocante a sua história de vida.
Com um enredo mirabolante, cheio de reviravoltas, como o autor já nos habituou, somos completamente envolvidos por uma história intensa e viciante de conspiração, onde tudo pode acontecer, que prende o leitor desde a primeira até à ultima página.
Conjugado com personagens dinâmicos, numa narrativa repleta de tensão, demonstra a perícia do autor em escrever thrillers, quando estou a ler consigo visualizar os cenários, e penso sempre que os seus livros deveriam passar para o grande ecrã, pois seriam excelentes filmes de acção. Com este livro O Alvo o difícil é conseguir parar de ler. Muito bom. 







0 comentários: