27/04/2015

Antes Que Morras, de Samantha Hayes



Opinião:
Antes Que Morras, é protagonizado pela mesma detective do livro anterior, Lorraine Fisher, que decide visitar a irmã na pacata aldeia rural de Radcote, onde ambas cresceram, e é neste cenário que toda a acção do livro acontece.
Trata-se de uma terra sombria e algo sinistra, o cenário idílico onde coisas estranhas estão a acontecer, também alguns dos seus habitantes são bem peculiares, vamos conhecendo-os ao longo do livro e ficando com a noção de que aquilo que parece no fundo não o é, tudo isto serve de pano de fundo para esta história que se vai tornando inquietante à medida que se avança nela.
A autora aborda vários temas sensíveis, mas actuais, que se passam com os jovens, como o  bullying, a auto-mutilação, o suicídio juvenil, e o problema dos sem abrigo.
Nesta pacata aldeia já ocorreram diversos suicídios de jovens, e junto dos seus corpos foi encontrada uma nota de suicídio, que fazem questionar Lorraine, assim como lança dúvidas no leitor, a veracidade de tais notas, o que está nas suas entrelinhas?
O ambiente entre os habitantes é tenso, devido às ocorrências das mortes dos jovens, e quando o sobrinho de Lorraine, de repente desaparece, e ninguém sabe o que se estava a passar com ele, a detective decide tomar as rédeas da investigação devido à incompetência do responsável da policial em quem não confia.
Num cenário onde todos se conhecem começa a surgir um clima de desconfiança, as aparências enganam mais do que seria de imaginar, Lorraine tenta numa corrida contra o tempo descobrir o que as pessoas na realidade escondem umas das outras, segredos que  ninguém quer revelar.
Se de inicio temos uma história com um ritmo mais lento, depois do despoletar de certos acontecimentos somos embrenhados numa leitura mais compulsiva, pelo facto de se querer deslindar o que pode estar por detrás destes suicídios suspeitos, e do desaparecimento do sobrinho da detective.
A própria história vai se tornando mais intensiva à medida que se vão conhecendo os personagens, e o mistério em torno deles vai sendo desvendado, pois eles ludibriam com a sua aparência, todos de uma maneira ou de outra escondem segredos pessoais.
Acho que autora conseguiu o seu objectivo ao criar um enredo intenso e nada previsível, envolvendo questões complexas, e mantendo o suspense certo em torno das mesmas, faz-nos suspeitar de certos personagens, para depois surpreender-nos no final com revelações que não estamos de todo à espera, e é  precisamente disso que gosto num bom policial, ser surpreendida. 

Pode ler mais sobre o livro aqui 


0 comentários: