22/04/2015

Um Erro Fatal , de Sophie Hannah



Opinião:
Li alguns livros desta autora, o último dos quais foi Os Crimes do Monograma, que gostei imenso, Um Erro Fatal, o nono livro da série Spilling CID, protagonizada pelo casal de detectives Simon e Charlie.
O insuportável jornalista Damon Blundy é assassinado na própria casa, uma estranha mensagem é deixada pelo assassino - "Ele não está menos morto”, o que poderá quer dizer?
São muitos os que poderiam querer vê-lo morto, pois pelo que escrevia denota-se que era uma pessoa sarcástica, criando por isso inimizades. A sua vida pessoal está envolta em mistério, tudo indica que a policia vai ter algum trabalho em descobrir o assassino, pois poderá ser uma de várias pessoas que ele tem ridicularizado.
Nicki Clements protagonista desta narrativa, dona de casa, mãe de dois filhos vai ser o centro deste livro, demonstra por um lado ser boa mãe, mas depois  por outro que vive de fachada, tem um enorme defeito, e autora explora isso para deixar o leitor numa constante dúvida em relação a esta personagem, pois não se consegue saber que segredo é que esconde, e isso deixa-nos  intrigados e desconfiados, vamos conhecendo-a ao longo do livro, e descobrir como é na realidade, a sua forma de agir leva a que se torne a principal suspeita do crime. Mas não é a única, a autora criou um leque de personagens alguns muito enigmáticos, que vivem de aparências, de fachada, de mentiras perante os outros.
Nicki dedica parte do seu tempo na Internet num site de namoros, onde virtualmente trai o marido, um site onde as pessoas trocam mensagens e dizem coisas que não diriam pessoalmente e é assim que acaba por se envolver com alguém que se dá pelo nome de King Edward VII, e mais tarde envolve-se com outro utilizador.
O inquérito desenvolvido pela policia é lento, baseia-se em muitas perguntas a várias personagens que estão envolvidos tanto com Damon como com Nicki, e são nesses mesmos inquéritos que muitas revelações vão sendo feitas, até ao culminar da verdade.
O leitor é levado com astúcia pela autora a ter constantes dúvidas, joga psicologicamente de forma inteligente, o que nos faz questionar, não conseguimos ter a certeza de quem poderá ser o assassino, realmente levou-me a desconfiar de pelo menos dois personagens, mas estava enganada, deixando-me surpreendida no final.
Trata-se de um enredo complexo e intrigante, se por um lado temos um crime em que mais do que uma das personagens são potenciais suspeitos, por outro temos uma personagem feminina ela própria uma suspeita, em que a sua vida é um verdadeiro segredo, em especial para aqueles que a rodeiam. Um livro com uma carga psicológica intensa do inicio ao fim, cheio de reviravoltas, em que a autora brilhantemente impede de se prever o seu desfecho.


0 comentários: