04/05/2015

Porto Editora - Infantil - Terceira aventura de Fred, o Estranhão

Título: O Estranhão – Uma mosca na sopa
Autor: Álvaro Magalhães
Ilustrador:
Carlos J. Campos
Coleção: O Estranhão
Público-alvo: + 9 anos
Págs.: 192
Capa: dura
PVP: 15,50 €

Terceira aventura de Fred, o Estranhão

Porto Editora publica um novo livro da divertida coleção de Álvaro Magalhães

A 7 de maio, a Porto Editora publica o terceiro livro da coleção O Estranhão, de Álvaro Magalhães, intitulado O Estranhão – Uma mosca na sopa. À semelhança dos anteriores, este é um livro cheio de humor inteligente, no qual Fred, entre outras aventuras, se divorcia dos pais, salva uma rapariga que não precisava de ser salva e ajuda a avó a escapar do lar de idosos.

Ilustrados por Carlos J. Campos, os livros da coleção O Estranhão destinam-se a crianças a partir dos nove anos. São obras que não podem ser lidas – tanto nas passagens mais assertivas, como nas mais
divertidas – de forma passiva. Ainda que perfeitamente adaptada à idade dos jovens leitores, a escrita de Álvaro Magalhães obriga a pensar e apresenta pensamentos engenhosos. Por outro lado, os livros não dão descanso a quem os lê e revelam, a cada página, ideias, invenções e perspetivas originais.
Álvaro Magalhães, um dos mais importantes autores portugueses para crianças, com mais de 80 livros publicados, assinalou, recentemente, trinta anos de vida literária. O escritor foi distinguido, em 2014, com o Prémio Autores, para melhor livro infantojuvenil, com O Senhor Pina (Assírio & Alvim), dedicado a Manuel António Pina.

SINOPSE
Fred, o Estranhão, está de volta, com novas peripécias. Desta vez divorcia-se dos pais, salva uma rapariga que não precisava de ser salva, acaba com a ruidosa girlsband da irmã, joga o “Jogo dos jogos”, perde o seu espírito durante uma aula de Matemática e ajuda a avó a escapar do lar de idosos, numa arriscada operação. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos… Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

O AUTOR
Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por cerca de 80 títulos, caracteriza-se pela  originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento.
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honour List do Prémio Hans Cristian Anderson e, em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian. Em 2014, O Senhor Pina recebeu o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, para melhor livro infantojuvenil.
Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura e constam do corpus das Metas Curriculares de Português. Parte da sua obra (21 títulos) está publicada em Espanha, França, Brasil e Coreia do Sul.


0 comentários: