04/05/2015

Sacrifício a Moloc, de Åsa Larsson (opinião)



Opinião:
Desde o primeiro livro que li da autora Åsa Larsson, que fiquei fã, pelos cenários, pelas personagens, pela sua escrita, é realmente  uma autora diferente, que se distingue, -  Sacrifício a Moloc, é 5º livro da série Rebecka Martinsson.
Em Kiruna um grupo de caçadores mata um urso e o que descobre lá dentro deixa-os a todos espantados, no estômago da animal encontram-se ossos humanos.
Alguns meses mais tarde uma mulher é encontrada sem vida na sua própria casa, uma morte macabra, pela violência e crueldade que utilizaram ao perpetuar o crime, descobrem ao mesmo tempo que o neto desapareceu.
Rebecka Martinsson, que de inicio é chamada para a investigação, é rapidamente retirada do caso. Não se conforma. Por isso esta narrativa vai ter duas investigações paralelas, uma feita por Rebecka
Conforme vamos avançando na leitura apercebemo-nos que este livro apresenta-nos duas histórias, mas separadas no tempo, uma delas remonta-nos ao ano de 1914, fala-nos sobre a jovem Elina Petersson uma professora que foi para Kiruna, e há medida que vamos lendo sobre a sua história vamos nos perguntando qual a sua ligação com o presente, com as personagens e com as mortes actuais.
É algo que vai despertar no leitor curiosidade, esta narrativa do passado, uma história de amor, que desejamos que a protagonista seja feliz, e termine bem, mas não se percebe como é que ambas as histórias podem estar relacionadas uma com a outra, com as mortes actuais, o que nos faz questionar constantemente, e tentar descortinar o culpado,  mas faltam sempre peças no puzzle, só no fim é que tudo se encaixa finalmente.
Mais uma vez a autora criou um excelente enredo pautado por espaços temporais, que se foram interligando e dando as respostas no tempo certo, com Rebecka por quem o leitor nutre empatia, demonstra a sua inteligência, estando um passo à frente dos outros, a sua obsessão pela investigação faz com que avance mais rápido, que descubra segredos e  algo muito estranho, a morte ensombra os membros da família da mulher encontrada morta, e não é de agora, começaram há algum tempo, só resta mesmo o menino desaparecido, quem será que os quer ver a todos mortos? E porque?
A autora tem o dom de misturar a crueldade do ser humano sobre outros, com cenários adequados, inóspitos, gélidos, sombrios, mas de uma beleza única, as descrições que são feitas da natureza em toda a sua plenitude, as florestas sombrias, um frio glaciar, onde só se vê neve por todo o lado, coadunam-se na perfeição com os crimes cometidos, sempre com personagens credíveis, e com um enredo que nos deixa surpreendidos.
Sacrifício a Moloc mostra-nos Åsa Larsson no seu melhor, um policial inteligente, escrito com perícia. Muito bom.


0 comentários: