26/06/2015

Crime num Quarto Fechado, de Hans Olav Lahlum (opinião)



Opinião:
O livro Crime num Quarto Fechado, pertence à colecção Crime à Hora do Chá, ao contrário dos outros livros este foi escrito por um autor contemporâneo, mas enquadra-se perfeitamente nos policiais clássicos, pois foi escrito dentro dos mesmos moldes.
O enredo decorre em Oslo, no ano de 1968, Harald Olesen antigo herói da resistência a Hitler, é morto no seu apartamento, mas não encontram a arma do crime, nem entrada do mesmo foi forçada.
O responsável pela investigação é o jovem detective inspector Kolbjørn Kristiansen, que se vê a braços pela primeira vez com um homicídio, depressa se chega à conclusão que o crime só pode ter sido cometido por um dos moradores, ou por alguém conhecido da vitima, ocorreu num prédio pequeno, com poucos inquilinos, onde todos se conhecem.
Muito ao jeito de Agatha Christie, o detective inspector vai conduzir esta investigação através de um interrogatório minucioso a cada morador, acabando por descobrir que de uma maneira ou de outra todos eles guardam segredos que não querem ver revelados, no fundo ninguém é o que parece.
O detective inspector vai contar com a preciosa ajuda de uma jovem confinada a uma cadeira de rodas, Patrícia Borchmann acérrima fã de Agatha Christie, que demonstra uma inteligência e perspicácia acima do normal, pois apenas com base naquilo que o detective lhe vai narrando dos interrogatórios, Patrícia vai sempre colocando perguntas muito pertinentes que não passariam pela cabeça deste detective pouco dotado.
À medida que avançamos na leitura temos a percepção de que o autor criou um enredo elaborado em torno de todos os inquilinos do prédio, ao tornar todos suspeitos do crime, pois conforme se vai conhecendo as pessoas através dos interrogatórios, começa-se a pensar que qualquer um deles tem motivos para ter perpetuado o crime. É isso que nos envolve nesta leitura, o querer descortinar quem é o assassino, mas somos constantemente deixados na dúvida com as muitas reviravoltas.
As pistas vão sendo apresentadas de uma forma clara através do raciocínio lógico de Patrícia, pormenores revelados que nos fazem desconfiar constantemente de um ou de outro morador, mas só quando as peças se encaixam é que tudo faz sentido, alguém muito astuto e inteligente esteve por detrás deste homicídio.
O autor brindou-nos com um policial clássico muito bem escrito, com um enredo intrigante e de uma certa complexidade, pois o crime cometido não é de fácil resolução, o passado e o presente interligam-se, reportando-nos à 2ª Guerra Mundial, onde o envolvimento de certos personagens e os traumas consequentes da mesma deixaram marcas profundas.
Crime num Quarto Fechado, consegue captar e prender a nossa atenção do inicio ao fim, um livro em que Hans Olav Lahlum se inspirou na história de sua tia Dagmar Lahlum e da sua vivência durante a 2ª Guerra Mundial, para o escrever. Muito bom.

«Depois de eliminarmos o impossível, aquilo que restar, por mais improvável que seja, tem de ser a verdade». Sherlock Holmes

2 comentários:

Carla disse...

Olá,
Não conhecia este autor nem o livro, gostei muito da tua opinião.
Boas leituras.

Odete Silva disse...

Obrigada Carla,
para quem gosta do género é muito bom este livro,
beijinhos